AtaNews Publicidade 728x90
19/02/2021 às 10h16min - Atualizada em 19/02/2021 às 10h16min

Saiba como reduzir os gastos de energia elétrica em sua empresa

Confira algumas das principais dicas para reduzir a conta de luz da sua empresa e diminuir o consumo de energia elétrica!

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Talvez você não pense muito sobre os valores da sua conta de luz mensal. Afinal, é um custo necessário para realizar suas atividades, certo?
 
Não exatamente.
 
Reserve um momento para considerar a energia que você provavelmente está pagando por aquela sala em seu escritório que ninguém parece usar, e você definitivamente vai querer aprender como reduzir os custos de energia de sua empresa.
 
O fato é que, dependendo do tamanho de sua organização e instalações, você pode reduzir sua conta de luz consideravelmente todos os meses, apenas seguindo algumas etapas fáceis para aumentar a eficiência energética de seus escritórios.
 
Aqui está um resumo de dicas específicas e mudanças simples que você pode fazer e que podem resultar em economias de energia de curto e longo prazo.
 

Faça uma auditoria energética

Nada faz o coração disparar como a palavra “auditoria”. Embora possa não parecer uma coisa boa no início, quando se trata de custos e uso de energia de sua empresa, realmente é.
 
Obter um relatório de um auditor de energia qualificado pode ajudá-lo a descobrir para onde seu dinheiro está indo todos os meses, como aumentar a eficiência energética e como reduzir as contas de luz.
 
É o primeiro passo para entender como está sua situação atual e o que pode ser melhorado.
 

Desligue as luzes e o equipamento que não estão em uso

Esta etapa pode parecer óbvia, mas você ficaria surpreso com a quantidade de energia que todos esses computadores, monitores, impressoras e outros dispositivos consomem enquanto não são usados, mas permanecem ligados.
 
Certificando-se de que eles estão no “modo de espera” ou desligados completamente durante a noite, você não pagará pela eletricidade que não está usando.
 
Torne a rotina noturna de alguém fazer um tour rápido pelo escritório e desligar o equipamento ocioso. O mesmo vale para dispositivos das áreas de descanso, como micro-ondas, cafeteiras, rádios e TVs. Uma dica é conectar todos esses “vampiros de energia” em uma única fonte de energia, para que você possa desligá-los ao mesmo tempo quando sair pela porta.
 

Aproveite a luz natural do sol sempre que puder

Deixe o sol entrar! Abra as cortinas ao redor de seus espaços de trabalho para fazer o melhor uso da luz do dia - e aproveite as clarabóias ou outras fontes de luz natural para reduzir suas necessidades de iluminação durante o dia.
 
Também vale a pena verificar se há áreas do seu escritório que estão excessivamente iluminadas e remover qualquer iluminação que possa não ser necessária.
 

Use detectores de movimento e dimmers automáticos

Acredite ou não, a iluminação é responsável por 18–40% do uso de eletricidade em instalações comerciais. Portanto, ser um pouco mais inteligente sobre quando, onde e como usar a iluminação em seu (s) edifício (s) pode representar uma grande economia.
 
Considere a instalação de detectores de movimento em corredores, espaços de reunião e outros lugares onde “sempre ligado” nem sempre é necessário - junto com controladores de escurecimento automáticos que medem e se ajustam aos níveis de luz de que você realmente precisa.
 

Instale termostatos programáveis ​​e use-os com sabedoria

Um termostato programável fornece a energia para ajustar automaticamente a temperatura do seu local de trabalho quando não há ninguém (por exemplo, na maioria das noites, fins de semana e feriados).
 
Configure o seu para ligar o ar-condicionado ou aquecedor 30 minutos antes das pessoas chegarem e desligarem 30 a 60 minutos antes de saírem. Nos meses de clima mais quente, é uma boa ideia ajustar o termostato para não menos de 25 graus durante o expediente para reduzir o uso de energia.
 
Em seguida, durante os períodos de clima mais frio, ajuste o termostato para não mais de 20 graus.
 

Adquira equipamento de escritório com baixo consumo de energia

Computadores, monitores, impressoras, aparelhos de fax, scanners e copiadoras com uma boa classificação de energia podem funcionar com muito mais eficiência e desligar automaticamente durante a inatividade prolongada.
 
Isso pode ajudá-lo a economizar 50% ou mais no uso de energia nesses dispositivos que consomem muita eletricidade.
 
Saiba que se o seu aquecedor ou ar condicionado antigo não estiver funcionando com eficiência máxima, ele poderá consumir energia desnecessária, o que também custa dinheiro.
 

Mantenha seus sistemas de ar condicionado funcionando perfeitamente

Troque os filtros em seus equipamentos regularmente e certifique-se de ter as unidades inspecionadas e limpas com a frequência recomendada.
 
Mantenha as áreas na frente de todas as aberturas sem móveis e papel.
 

Considere fontes de energia alternativas

O uso de fontes de energia alternativas, como a solar, para abastecer parte ou toda a sua empresa pode ajudar a reduzir os custos de energia da sua empresa com o tempo.
 
Isso também gera energia livre de emissões prejudiciais de CO2 e outros gases de efeito estufa. Com base em uma série de fatores, talvez nunca haja um momento melhor para investir em energia solar.
 
Outra boa opção é negociar diretamente pelo Mercado Livre de energia. Isso pode proporcionar uma economia na conta de energia das empresas de 10% a 25% e, em alguns casos, até mais.
 
Um exemplo de economia é do Shopping Resende, no estado do Rio de Janeiro. O centro de compras reduziu sua conta de energia em 41%. Já a Stam, empresa especializada na fabricação de fechaduras e cadeados, após a migração para o Mercado Livre de energia, viu sua despesa com energia elétrica cair 25%.
 
Por fim, você também pode contar com os serviços de aluguel de gerador para suprir parte das suas necessidades energéticas.
 
Por mais que você acredite que sua empresa já está fazendo a sua parte, sempre há espaço para aumentar sua eficiência energética e economizar ainda mais na conta de luz.
 
Aprender como reduzir os custos de energia da empresa em seus escritórios pode colocar sua organização em uma posição muito melhor para competir e ter sucesso.
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »