AtaNews Publicidade 728x90
26/01/2021 às 10h16min - Atualizada em 26/01/2021 às 10h16min

Qual a importância da presença dos pais em época de redes sociais?

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Não é necessário fazer um curso Paternidade Responsável para poder entender a importância da presença dos pais em época de redes sociais. Afinal, basta ligar a TV ou abrir os jornais para entender os riscos que essas plataformas oferecem aos usuários, especialmente aos mais jovens e influenciáveis. Portanto, é essencial que todo pai e toda mãe esteja de olho no que os filhos estão fazendo na Internet.

Dito isso, é fato que há um número cada vez maior de jovens online, especialmente em plataformas novas, que os pais não conhecem. O Tik Tok é um exemplo. Por isso, pode ser difícil para os pais monitorarem o que os filhos estão fazendo na Internet. Isso, no entanto, apresenta um desafio, mas também uma oportunidade. Afinal, monitorar pode não ser a melhor forma de lidar com essa situação.

Se você quer saber a importância da presença dos pais em época de redes sociais, siga a leitura do artigo abaixo!
 

Qual a importância da presença dos pais em época de redes sociais?

As redes sociais são, hoje, muito mais importantes do que sequer foram ou do que qualquer outra tecnologia social na história. Isso porque elas têm a capacidade de influenciar na formação de milhares de jovens, alterando suas percepções da realidade e modificando a maneira como as pessoas pensam e agem.

Por exemplo, hoje os perfis no Instagram podem alterar a percepção das pessoas sobre o que é um corpo “normal” ou “desejável”. Isso altera a autoestima das pessoas e pode causar depressão ou ansiedade. Se isso já afeta adultos, que supostamente já têm um senso de identidade formado e foram criados na época pré-redes sociais, imagina só o que não faz com a personalidade em formação dos adolescentes?

Para poder falar sobre a importância dos pais nas redes sociais, precisamos abordar um tripé específico: os riscos, os problemas da adolescência e a relação entre pais e filhos. Siga a leitura para saber mais sobre o assunto!
 

Os riscos das redes sociais

O primeiro elemento do tripé é o risco das redes sociais. As plataformas oferecem riscos típicos que muitas pessoas não precisaram enfrentar na época da adolescência, mas que os jovens de hoje precisam.

O risco mais conhecido é, claro, o de autoestima. As plataformas online permitem que os adolescentes tenham acesso, em tempos mínimos, a pessoas de todas as idades e nacionalidades, a perfis de corpos completamente irrealistas e a uma exigência do que é “bonito” que trata a exceção como se fosse a regra.

Na prática, isso é uma bomba para uma autoestima em formação.

Isso sem falar, claro, no fato de que a Internet distancia o senso de empatia em relação ao outro. Se os jovens já são “maldosos” com comentários normalmente, eles são ainda mais virulentos nas redes sociais, o que pode levar a uma queda maior de autoestima.

Outro risco é o de produtividade. A lógica básica das redes faz com que as pessoas se acostumem a reforços positivos constantes. Cada notificação é uma injeção de hormônios no cérebro, o que destrói nosso sistema de esforço e recompensa, criando pessoas cada vez mais procrastinadoras.
 

Os problemas da adolescência

A adolescência, por si só, é um estágio da vida muito complicado. Nossa autoestima é baixa. Nossa personalidade está em formação. Queremos nos unir e fazer parte do grupo, mesmo que isso signifique coisas negativas para nós. Estamos experimentando o mundo e criando uma independência dos pais.

Portanto, é uma parte da vida tradicionalmente sensível, em que as coisas têm peso muito maior (ou muito menor, em alguns casos) do que realmente têm. Quando mistura-se isso com a realidade da Internet, o resultado tende a ser bombástico.
 

A relação entre pais e filhos

Por fim, é importante considerar a relação entre pais e filhos. Na infância, os filhos costumam ser mais dependentes dos pais e contam tudo para eles. Já na adolescência, o caminho é o oposto: em busca de independência, os jovens tendem a se afastar dos pais e não manter uma boa relação.

Por isso, é importante que os pais entendam esse mecanismo para poder ter uma relação saudável com os filhos. Não adianta querer investigar o filho, querer mandar e impor coisas. O melhor a fazer é tentar estabelecer uma relação de diálogo, sabendo que o jovem é um adolescente e, por isso, comete erros e tomará decisões reprováveis, incluindo online.

Agora que você já entende a importância da presença dos pais em época de redes sociais, pode começar a tentar agir de uma maneira mais adequada com seus filhos. Lembre-se de que, por mais que fiquemos preocupados com eles, não é positivo tentar forçar uma investigação ou algo do tipo. Crie um ambiente positivo para que ele possa se abrir e conversar com você. Quanto mais você brigar ou tentar forçar algo, mais ele se afastará.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com seus amigos que também são pais de adolescentes!
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »