AtaNews Publicidade 728x90
22/01/2021 às 08h24min - Atualizada em 22/01/2021 às 08h24min

630 profissionais de saúde foram vacinados em Araçatuba nesta quinta-feira

Portal LR1
Foto: Reprodução LR1
Depois de dia histórico na última quarta-feira, com a primeira vacinação contra a covid-19 de Araçatuba, da auxiliar de enfermagem Joana Darc Lopes Faria, na sede do SAMU, a imunização contra o coronavírus começou pra valer em Araçatuba nesta quinta-feira (21), com a vacinação de 630 pessoas.

As doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, foram distribuídas pela vigilância epidemiológica de Araçatuba nas principais unidades de saúde do município.

Até o final da manhã, todas as unidades de saúde da cidade já estavam com suas doses e boa parte delas já tinha realizado a vacinação de seus trabalhadores.

Neste primeiro momento, a prioridade ficou com profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, já que o número de vacinas é insuficiente para imunizar os cerca de 9 mil trabalhadores da saúde de Araçatuba.

Araçatuba está reivindicando mais doses ao governo do estado de São Paulo, que prometeu envio semanal das doses para a diretoria regional de saúde.

Vacinação

Das 3.640 doses que ficaram em Araçatuba, 500 foram entregues na Santa Casa de Misericórdia. Por lá, mais de 100 profissionais que trabalham no local foram imunizados com a primeira dose da vacina.

Participaram deste primeiro ato de vacinação no hospital, que é referência de atendimento para 40 municípios da região, profissionais que atuam no Pronto-Socorro, Isolamentos, UTI Respiratória, UTI Neonatal e Pediátrica, Fisioterapeutas e Médicos.

A primeira dose foi aplicada na enfermeira Maria de Fátima Silva Guimarães, que atua na Gestão de Medicina do Trabalho. Ela, que é uma das vacinadoras, logo após tomar sua dose já aplicou a vacina em outras três enfermeiras que vão atuar na campanha de vacinação da Santa Casa.

Atualmente são 2 mil trabalhadores no hospital, sendo que as 500 doses distribuídas fazem a cobertura vacinal de um quarto dos profissionais do local.

Já no Hospital Unimed foram entregue 400 doses da CoronaVac, sendo que no local também estão sendo priorizados os trabalhadores que atuam diretamente com pacientes suspeitos e positivos de covid-19.

A técnica de enfermagem Maria José dos Santos, de 59 anos, foi a primeira a ser imunizada dentre os funcionários do hospital.

Foram distribuídas ainda 40 doses no Hospital Central e outras 354 no Pronto-Socorro Municipal e no SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Nestes dois últimos locais, além de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e profissionais de saúde no geral, também estão sendo imunizados os profissionais que atuam na limpeza dos ambientes de atendimento aos pacientes.

Ao todo, foram vacinados 630 profissionais de saúde de Araçatuba nesta quinta-feira, sendo 101 na Santa Casa, 162 no Hospital Unimed, 40 no Hospital Central, 133 no Pronto-Socorro Municipal, 23 no SAMU e 171 nas UBSs.

Municípios menores

A primeira remessa de vacinas que chegou na DRS II, a Diretoria Regional de Araçatuba, de 11 mil vacinas, foi destinada primeiramente aos municípios com mais de 30 mil habitantes (Araçatuba, Birigui, Penápolis, Guararapes e Andradina).

Já os municípios menores deslocaram equipes até Araçatuba para buscar as doses. Localidades como Santo Antônio do Aracanguá, Lourdes, Suzanápolis, dentre outras, vieram a Araçatuba com caixas térmicas e pegaram suas doses, sendo escoltados por viaturas policiais até a saída do município, antes de voltarem para seus locais de origem.


SAÚDE – Apenas profissionais da área estão sendo vacinadas no início da primeira fase


CORONAVAC – Dose da vacina que está aplicada em Araçatuba

*matéria cedida pelo Portal LR1

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »