AtaNews Publicidade 728x90
21/01/2021 às 09h34min - Atualizada em 21/01/2021 às 09h34min

Começa vacinação contra a Covid-19; técnica em enfermagem é primeira imunizada em Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde começou a vacinar os profissionais de saúde contra a Covid-19 no final da tarde desta quarta-feira (20). A primeira biriguiense imunizada foi a técnica em enfermagem Maria de Lourdes Cantor, de 61 anos, que atua há quase 40 anos na saúde e hoje trabalha no Pronto Socorro e UTI da Santa Casa da cidade.

Lourdinha, como é chamada carinhosamente, recebeu a primeira dose da vacina em um ato simbólico realizado no Centro de Especialidades Médicas. “Eu já tive coronavírus de forma assintomática. Então, esse é um momento de muita alegria. Que essa vacina traga tranquilidade e novas esperanças para todos nós”, afirmou.

O segundo biriguiense a receber a vacina foi o técnico em enfermagem David Alfonso Rodrigues Garcia, de 28 anos, funcionário da Santa Casa e da Unimed. Foi um dos momentos mais emocionantes do ato, pois Garcia venceu bravamente o coronavírus. Ele teve a doença em junho do ano passado, permanecendo 33 dias internado, sendo 13 dias intubado na UTI.

Representando os médicos, foram imunizados o clínico geral da UBS 8, Fernando Nuruki Yoshida; o ginecologista e obstetra do Ambulatório de Saúde da Mulher, Erastos Brancalhão; a ultrassonografista Thaís de Ana Leão Campelo Cabral; a gastroenterologista do Centro Médico, Izete Marata Rodrigues; e o ginecologista e obstetra Elias Antonio Neto.



A enfermeira Maria Helena Martins Yazawa representou a secretária Adriana Sangaletti Duarte. “Esse é um momento que estávamos aguardando ansiosamente. A campanha está começou por nós, que estamos desde março atuando na linha de frente no enfrentamento da pandemia”, disse.

CAMPANHA

No primeiro dia de campanha, equipes da Secretaria de Saúde foram até o Recanto do Vovô e Abrigo Vó Tereza vacinar os profissionais de saúde e os idosos, totalizando 70 pessoas. As doses também foram enviadas para a Santa Casa, Unimed, Pronto Socorro e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para imunização dos funcionários.

Birigui recebeu 1.320 doses da vacina do Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac. São necessárias duas doses, sendo o intervalo entre a primeira e a segunda de 21 dias. Assim que uma nova remessa for disponibilizada ao município, a campanha será estendida para os demais profissionais da rede pública e privada de saúde, além dos idosos acima de 60 anos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »