AtaNews Publicidade 728x90
05/01/2021 às 10h59min - Atualizada em 05/01/2021 às 10h59min

Brasileiros e o uso do celular: entenda os números

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Não é difícil encontrar alguém na rua utilizando o celular. Ele está presente em nossa rotina a todo o momento, seja em uma reunião de família ou em um encontro com amigos. E os números explicam a explosão do aparelho móvel no Brasil.
 
Para se ter uma ideia, o celular é o principal meio de acesso à internet. Ele é utilizado por praticamente todos os brasileiros.
 
Essas informações foram compartilhadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) 2018, divulgada em abril deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
No Brasil, em 2019, três em cada quatro pessoas tiveram acesso ao mundo virtual. Naquele período, o aparelho móvel era o dispositivo mais utilizado em nosso país.
 
A relação dos brasileiros e o uso do celular ainda apresenta outros dados interessantes.
 

Aplicativos de mensagens

Segundo o IBGE, 95,7% dos usuários acessaram à internet para enviar ou receber mensagens em aplicativos, como o WhatsApp e o Telegram.
 

Filmes e séries

Os serviços de streaming movimentaram o mercado nos últimos anos. O número de pessoas que utilizaram o aparelho móvel para assistir a filmes e séries pulou de 81,8% em 2017 para 86,1% em 2018. Já as mensagens por e-mail sofreram uma queda de 66,2% para 63,2%.
 

Acidentes de trânsito

O celular ao volante é o grande vilão dos acidentes nas estradas do Paraná. Levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) destaca que a falta de atenção é o principal problema entre os motoristas. 
 
Nunca é demais lembrar que direção e aparelho de celular não combinam. Se for necessário atender uma ligação, pare o veículo em um local seguro e ligue o pisca-alerta. Pode não parecer, mas uma simples mensagem para um amigo pode causar graves acidentes de trânsito.

 

Outros dados

Mais da metade dos usuários brasileiros não consegue ficar sem o aparelho móvel durante o dia inteiro. Esses dados são de uma pesquisa produzida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) Conecta divulgada em fevereiro de 2019. No total, foram entrevistadas duas mil pessoas, que correspondem às classes A,B e C.
 
Se você está dentro do grupo acima, vale a pena investir em um carregador potente. Os usuários de Iphone, por exemplo, podem contar com o apoio do cabo lightning. Ele é veloz e faz conexão não só com o computador, mas também com outros tipos de acessórios externos.
 
A pesquisa também mostra de que forma o celular impacta na vida das pessoas. Segundo os dados, 27% das pessoas afirmaram que têm dificuldades para dormir por causa do aparelho móvel.
 
Para 23%, o smartphone é considerado um dos principais motivos pelos quais os casais brigam diariamente. Cerca de 23% também apontaram o aparelho como o responsável pela falta de atenção nas tarefas do dia a dia.
 
Já 16% contaram que o uso frequente prejudica o desenvolvimento pessoal e profissional.
 
O IBOPE afirma que 8% dos entrevistados têm dificuldades com a escola por causa do uso excessivo do aparelho. E 6% avaliam que o celular prejudica a vida sexual.
 
Para manter uma boa relação entre brasileiros e o uso do celular, recomendamos desativar alertas sonoros, monitorar a quantidade de acessos, dormir sem o celular, fazer atividades sem o telefone e determinar pequenas horas do dia para fazer a checagem.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »