23/12/2020 às 12h00min - Atualizada em 23/12/2020 às 12h00min

Prefeitura de Birigui conta com Sistema Estruturador de Informação de Governo (SIG)

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Birigui (SDE)
Imagens: Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Birigui (SDE)
A partir do mês de Dezembro de 2020 a Prefeitura Municipal de Birigui passa a contar com um Sistema Estruturador de Informação, Inteligência e Integração de Governo (SIG) que utiliza a ferramenta BI  (Bussiness Intelligence) uma sigla que significa Inteligência de Negócios.

Na manhã desta sexta-feira, dia 18 de dezembro as diversas telas do sistema foram apresentadas via zoom. Essa ferramenta fornece uma gestão urbana moderna para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade, além de dar agilidade nos atendimentos prestados aos moradores de Birigui, ou seja, proporcionar praticidade e visando melhorar a qualidade de vida da população.

O BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados em informações essenciais para a tomada de decisão. A Inteligência de negócios refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações oferecendo suporte a gestão de negócios.

O objetivo central do BI é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, para identificar oportunidades ou riscos. 

A Prefeitura Municipal de Birigui possui vários sistemas de informação de diversos fornecedores e diferentes linguagens de programação e banco de dados, a partir da implantação do CTM no decreto nº 6.130, de 25 de junho de 2018, que dispõe sobre normas para interoperabilidade entre os sistemas informatizados em uso na administração municipal, foi possível o acesso as informações em diferentes bases de dados, analisá-los e disponibilizá-los em um ambiente único que é o BI. A facilidade na visualização de análises e relatórios resultantes dos processos, dá vantagens dando mais velocidade à tomada de decisões, potencializando a eficiência das operações e otimizando processos.

As informações agrupadas dessa forma nos ajudam a conhecer melhor os números de cada Secretaria e melhora o processo de tomada de decisão, baseando-a em evidências, essa facilidade no acesso e o compartilhamento de informações darão suporte à gestão, permitindo análise em menor tempo com navegação mais rápida. 

A gestão com mais assertividade, ou seja, fica mais visível as necessidades de cada área e os recursos serão melhores distribuídos, conforme as informações encontradas no Sistema de Gestão e georreferenciadas. 

O acesso ao sistema é feito com controle de usuário e senha, definido conforme autorização enviada ao Departamento de Informática. As informações foram agrupadas conforme assunto de cada secretaria. E no futuro a população poderá ter acesso à ferramenta e assim ficar ciente da distribuição de cada recurso adquirido pela prefeitura. Hoje a população já tem acesso a uma pequena parte da ferramenta no site da prefeitura na aba Boletim COVID-19 onde o munícipe pode estar buscando informações da quantidade de pessoas contaminadas no seu bairro e da cidade.






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »