23/12/2020 às 10h13min - Atualizada em 23/12/2020 às 10h13min

Como cuidar da audição no verão: dicas essenciais

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Você sabe como cuidar da audição no verão? É importante aprender, pois as mudanças de temperatura e variações em nossos hábitos fazem com que sejam necessários novos cuidados com os ouvidos e orelhas, de modo a prevenir problemas de saúde. Afinal, muitos dos problemas que criam a necessidade de usar aparelhos auditivos podem ser facilmente evitáveis com maior capacidade de prevenção.

Atualmente, cerca de 20 milhões de brasileiros têm algum nível de dificuldade de audição. A maior parte dessas pessoas tem problemas que são absolutamente naturais, resultado do avanço do tempo. É normal que, com o passar dos anos, nossa audição vai sendo comprometida, uma vez que nossos sistemas vão se desgastando e nosso corpo vai perdendo a capacidade que tinha antes. No entanto, isso não significa que não devemos cuidar da nossa audição, de modo a retardar esse efeito ou minimizar suas consequências.

Quer saber como cuidar da audição no verão? Então siga a leitura e veja algumas dicas abaixo!
 

Como cuidar da audição no verão. Confira 4 dicas!

 

1. Seque bem as toalhas

O verão é sinônimo de praias e piscinas. Afinal, é difícil suportar as altas temperaturas sem um mergulho refrescante em algum lugar. É por isso que muitos condomínios costumam construir piscinas para os seus moradores, na esperança de ter menor inadimplência na cota condominial.

No entanto, esse mergulho na piscina ou no mar gera uma série de situações. Uma delas é a presença de água nos ouvidos, bem como a presença de microorganismos nas toalhas.

Normalmente, quando nadamos, é muito difícil evitar que a água entre nos ouvidos (a única solução é usar um tampão). Essa água pode vir com microorganismos, que podem gerar inflamações e outros problemas. A otite é o principal exemplo.

Por isso, é importante secar bem os ouvidos com as toalhas. No entanto, elas também podem ser um ponto de proliferação para esses microorganismos. Por isso, é importante lavá-las e secá-las bem antes de usá-las novamente.
 

2. Mantenha seus aparelhos em locais frescos

Se você já tem problemas auditivos e usa aparelhos, precisará se prevenir de outras formas, já que esses equipamentos geram alguns cuidados específicos.

Para começo de conversa, eles são bem sensíveis ao calor extremo e à luz solar direta. Por isso, você não pode deixá-lo exposto ao Sol ou ambientes de muito calor. Por exemplo, se você for sair de carro e deixar o veículo estacionado perto da praia, não deixe o aparelho auditivo lá dentro. O carro pode chegar a mais de 80 graus Celsius quando exposto ao Sol do verão e isso pode causar danos sérios ao seu aparelho.

Também evite molhá-los. No verão, é comum que tenhamos aquelas chuvas torrenciais no fim da tarde. Por isso, evite estar na rua nesse horário e proteja o seu aparelho, deixando-o longe das janelas nos momentos de chuvas. O mesmo vale para quando for mergulhar no mar ou estiver na piscina.
 

3. Cuidado ao aplicar protetor solar

No verão, é importante saber como usar corretamente o protetor solar para prevenir danos na pele e até mesmo o temido câncer de pele. A melhor maneira de fazer isso é usar um protetor solar de qualidade e na frequência correta para a sua pele. No entanto, é importante ter em mente que é essencial ter cuidado com o aparelho auditivo nesse processo. Isso porque o material do aparelho pode sofrer um pouco com os produtos químicos que estão nos protetores solares, além de em outros produtos cosméticos também. Portanto, retire os aparelhos antes de passar o protetor e espere que ele seque na pele antes de adicionar o aparelho de novo. Além disso, lave as mãos e tire o resquício do protetor antes de colocar o aparelho novamente.
 

4. Limpe seus aparelhos com mais frequência

O verão é uma época de altas temperaturas. As altas temperaturas causam, por sua vez, um efeito curioso no nosso corpo: aumento da transpiração. Afinal, quando está mais quente o nosso corpo tenta compensar transpirando para baixar a temperatura.

O problema é que a transpiração pode dar origem ao aparecimento de fungos no aparelho auditivo, o que deve ser evitado a todo custo. Portanto, limpe o aparelho frequentemente com desinfetante, mas sempre seguindo as orientações dadas pela fabricante do produto. Afinal, é importante evitar danos causados por produtos químicos específicos ou pela limpeza feita de modo errado. É por isso que os fabricantes sempre ensinam como limpar os aparelhos corretamente.

Pronto! Agora você já sabe como cuidar da audição no verão. Seguindo essas dicas, ficará muito mais fácil garantir não só que a sua audição não sairá tão prejudicada das férias como você ainda terá uma experiência muito mais prazerosa  nesse período. É bom poder se divertir e curtir esse período, mas sempre com responsabilidade para evitar problemas de saúde.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares!

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »