08/12/2020 às 10h00min - Atualizada em 08/12/2020 às 10h00min

Birigui completa 109 anos e é destaque no “Ranking de Competitividade” do CLP

Tiago Lotto
Assessoria de Imprensa
Foto: Tiago Lotto
Birigui foi destaque regional na 1ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, feito pelo CLP (Centro de Liderança Pública), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentas os problemas mais urgentes do Brasil.

Nesta terça-feira, 8 de dezembro, Birigui completa 109 anos. Em função da pandemia do novo coronavírus, o desfile de aniversário foi cancelado e eventos que possam gerar aglomeração não foram agendados, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde.

Para o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, o resultado do estudo feito pelo CLP pode ser comemorado como um presente para o município, já que os números apontam a cidade na frente de grandes centros, como Ribeirão Preto, Bauru, Araçatuba e Presidente Prudente.

ÓTIMA COLOCAÇÃO

Em recente publicação no site do CLP, o município de Birigui aparece na 20ª colocação entre 183 cidades da região sudeste do Brasil. Já no ranking dos municípios do Estado de São Paulo, Birigui aparece na 18ª colocação.

O levantamento apresenta a realidade socioeconômica das 405 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. O estudo, feito em parceria com a Gove e Sebrae, teve como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios para garantir serviços públicos de mais qualidade à população.

“O ranking é muito detalhado e importante. Ele é composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e 3 dimensões (Instituições, Sociedade e Economia). Ele é fruto de uma ampla reflexão sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil”, disse o secretário municipal de Governo de Birigui, Carlos Farias.

De acordo com o prefeito de Birigui, o Ranking de Competitividade dos Municípios é uma poderosa ferramenta para indicar as ações dos governos municipais.

“Ele oferece diagnósticos e direcionamentos que auxiliam os gestores”, comentou o chefe do Executivo.

Segundo Salmeirão, a colocação de Birigui mostra que a atual gestão fez um bom trabalho frente ao governo municipal.

“A Prefeitura de Birigui é uma máquina pública, pois é composta por um corpo de servidores qualificados capaz de identificar oportunidades e resolver problemas”, completou o prefeito de Birigui.

Na foto acima, o secretário de Obras de Birigui (esquerda), Saulo Giampietro, e o prefeito Cristiano Salmeirão, analisando o crescimento da cidade em mapa fixado na sala de reunião do Paço Municipal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »