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04/04/2018 às 10h57min - Atualizada em 04/04/2018 às 10h57min

Mercedes explica seu modo de potência de motor “modo festa”

Por Fernando Santos
F1 Mania
Foto: JOSEP LAGO/ AFP PHOTO
A Mercedes decidiu explicar como os diferentes modos de potência do seu motor de Fórmula 1 funcionam, depois que o assunto se tornou “sensação” durante o fim de semana do GP da Austrália.

Apelidado de “modo de festa” antes do início da temporada, pelo piloto Lewis Hamilton, o modo de qualificação do motor da Mercedes provocou muito debate em Melbourne.

Durante o primeiro GP, Ferrari e Red Bull estavam perto do ritmo da equipe alemã nas duas primeiras fases da classificação, até Hamilton conquistar a pole por mais de seis décimos de segundo. O tetracampeão negou que tenha sido empurrado pelo modo especial, embora o fato da Mercedes dar um passo significativo, do Q2 para o Q3, tenha levado a sugerir que isso não era verdade.

A Mercedes explicou agora que, usará um modo para a maioria dos GPs: as três sessões de treinos, qualificação e corrida. No entanto, o uso de seu modo mais potente “varia de acordo com o contexto competitivo”.

A unidade de potência da F1 atual, inclui o motor de combustão interna (ICE), turbo, além do MGU-K e MGU-H, que são controle eletrônico e de armazenamento de energia.

Todos os componentes podem ser regulados de forma diferente, por exemplo, melhorando o desempenho do ICE, injetando mais combustível na câmara de combustão ou alterando o tempo da ignição. Além de alterar a forma que o MGU-K e a MGU-H podem recuperar energia. A Mercedes têm três modos básicos de configurações de potência.

A conservação de energia é a prioridade tática, em partes da corrida, e a Mercedes usa um “modo de gerenciamento de energia de recuperação”. Tudo isso para que o carro possa despejar potência extra quando necessário.

De acordo com a Mercedes, a quarta rodada da temporada no Azerbaijão é o primeiro circuito “sensível à energia”: uma pista considerada “dominada por longas retas e zonas de aceleração”. Isso pode afetar a realimentação de energia dos MGU, uma vez que eles estarão sempre despejando energia, para potência nas retas.

A Mercedes ainda disse que “será interessante ver como o enredo em torno dos modos do motor se desenvolve”, à medida que a temporada avança. Particularmente em circuitos mais “sensíveis” à recuperação de energia.
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