AtaNews Publicidade 728x90
04/04/2018 às 09h53min - Atualizada em 04/04/2018 às 09h53min

Prefeitura dá início à 9ª turma do Time do Emprego

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) de Araçatuba, em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), deu início nesta segunda-feira (2), à 9ª turma do Time do Emprego, programa que tem por objetivo de oferecer orientação profissional e reorientação de carreira para auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho.

Participaram do evento a vice-prefeita Edna Flor; o então secretário da SMDERT, Erik Carneiro; a secretária da Assistência Social e Participação Cidadã, Maria Cristina Domingues; o representante da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Waldir Eduardo; o presidente da Câmara Municipal, Rivael Papinha; além dos alunos que compõem a nova turma encaminhados pela Fundação Mirim, Programa Ação Jovem, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e os que procuraram a SMDERT diretamente.

Cada um dos alunos recebeu um kit com apostilas e materiais escolares para acompanhar as aulas. Serão 11 encontros diários com duração de três horas cada. Durante as atividades, os participantes formam grupos para troca de experiências e procura de emprego. São fornecidas orientações a respeito de elaboração de currículos, dicas de comportamento e de como conquistar lugar no mercado de trabalho com mais facilidade. Temas como comunicação, planejamento financeiro e empreendedorismo fazem parte da grade de ensinamentos do projeto.

Erik parabenizou os novos integrantes da turma pela iniciativa em procurar o Time do Emprego em busca de orientação. “Esse é o pontapé inicial que vocês dão em direção a uma grande carreira. Esses dias fui abordado por um ex-aluno, que, muito feliz, me disse que conseguiu arrumar um emprego. Essa é a maior gratificação para nós”, contou o secretário.

Edna Flor agradeceu ao ex-secretário Erik e toda a equipe por apostarem em investir e contribuir para que outras pessoas pudessem também ter oportunidade.

A vice-prefeita contou um testemunho de um catador de papel que, de acordo com ela, teve a vida transformada pelo trabalho. “Aqui ao lado tem a associação de catadores de papel, (Acrepom), que há 22 anos eu acompanho e vocês precisam ver como eles ‘cresceram’. Muitos deles moravam no lixão, com seus filhos, e na sexta-feira passada, encontrei o Sr. Braz, que conheci no lixão e hoje já abriu seu segundo depósito de materiais recicláveis. Ele trabalhava na associação, saiu, cadastrou-se como MEI (Microempreendedor Individual). Montou dois depósitos e atualmente é um pequeno empresário. Quando não temos trabalho, andamos de cabeça baixa e quando temos um, nossa postura muda, nossa dignidade nos anima e é isso que queremos para vocês. Nós queremos contribuir com esse sucesso de vocês”, finalizou.

PREMIAÇÃO

Ao final da solenidade, Erik anunciou que a SMDERT ficou em 10ª colocação no Encontro Anual de Facilitadores do Programa Time do Emprego, ocorrido em São Paulo, em março. A análise foi feita em 408 municípios do Estado de São Paulo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »