AtaNews Publicidade 728x90
23/11/2020 às 10h17min - Atualizada em 23/11/2020 às 10h17min

Tecnologia na medicina: saiba quais foram os avanços mais importantes

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A tecnologia na medicina é essencial para o desenvolvimento da área e garantir uma boa saúde para as pessoas. Afinal, a tecnologia ajuda a aumentar a eficiência das ações dos médicos e das intervenções nos hospitais.

Com o tempo, é normal que a tecnologia avance nessa área. No entanto, é em época de crises, como a atual pandemia do novo coronavírus, que há um desenvolvimento maior nos recursos tecnológicos disponíveis.

Quer saber quais foram os avanços mais importantes da tecnologia na medicina? Então siga a leitura do artigo abaixo!
 

Quais são os principais avanços da tecnologia na medicina?

 

Telemedicina

Um dos principais avanços da tecnologia na medicina é a telemedicina. Ela consiste no uso de telecomunicações na medicina, tanto para o diagnóstico, quanto para o atendimento à distância.

Esse tipo de serviço pode ser feito com o software médico da Versatilis, bem como com recursos como a Inteligência Artificial (que citaremos a seguir). Na prática, portanto, é possível usar a telemedicina para atender pacientes de qualquer canto do mundo. Por exemplo, é possível que o médico atenda em São Paulo alguém que está até mesmo em outro país.

Isso é muito útil agora na pandemia do novo coronavírus, uma vez que essa tecnologia reduz o nível de risco das pessoas, que não precisarão sair de casa para serem atendidas em questões simples.
 

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um recurso tecnológico em utilização no mundo todo e em praticamente todas as áreas, inclusive na medicina. Aliás, é justamente aqui que ela costuma trazer resultados mais significativos.

O uso de IA na medicina ajuda os médicos a realizarem diagnósticos mais precisos. Isso permite que doenças sejam percebidas e diagnosticadas antes, quando a chance de tratamento com sucesso é maior.

Um exemplo disso é justamente o novo coronavírus. Cientistas no mundo todo conseguiram usar IA de maneira bem sucedida para facilitar diagnósticos de pessoas com Covid-19, reduzindo o número de mortes graças à agilidade do processo. Afinal, um mesmo algoritmo consegue analisar milhares de exames ao mesmo tempo, sem perder a eficácia em nenhum momento.
 

Cirurgia robótica

Inicialmente uma tecnologia militar, a cirurgia robótica começa a ser aplicada pouco a pouco no mercado civil. Basicamente, ela consiste na possibilidade de médicos operarem máquinas que farão os procedimentos cirúrgicos à distância. Isso sem falar, claro, nas máquinas capazes de fazer o procedimento por conta própria, o que ainda é algo a ser estudado.

Uma das grandes vantagens desse procedimento é a possibilidade de levar tratamentos médicos robustos para quem não pode se locomover até o hospital, seja por causa de uma doença, seja por morar muito longe. Com o equipamento robótico e uma boa conexão com a Internet, é possível fazer a cirurgia em pouco tempo e com segurança. No momento, os custos ainda são caros, claro, mas a tendência é que as coisas se tornem mais acessíveis no futuro.
 

Impressão 3D

O mercado de próteses no Brasil ao redor de R$20 bilhões todos os anos. Isso porque mais e mais pessoas precisam de próteses de vários tipos, enquanto o custo dos objetos aumenta.

A impressão 3D é um avanço tecnológico que pode reduzir esse custo e tornar o uso de próteses mais acessível. Além disso, as próteses podem ser mais rapidamente feitas e mais precisas, pois permitirão que sejam produzidas sob medida sem um molde.

Viu quais são os principais avanços da tecnologia na medicina? Agora que você já conhece esses recursos, pode começar a aplicá-los na sua vida ou, pelo menos, se adaptar para poder lidar com eles nos próximos anos.

Gostou do conteúdo? Então que tal deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto?
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »