AtaNews Publicidade 728x90
29/10/2020 às 15h29min - Atualizada em 29/10/2020 às 15h29min

Projeto digital pode gerar 1 milhão de oportunidades para jovens brasileiros

Iniciativa é focada em adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade; evasão escolar e avanço tecnológico podem aumentar ainda mais a desigualdade

Olhar Digital
Nesta semana, uma iniciativa intitulada "Um Milhão de Oportunidades" foi lançada por empresas, pela sociedade civil, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo da ação é gerar, nos próximos dois anos, um milhão de oportunidades para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos.

O projeto será veiculado por meio de uma plataforma digital de fácil acesso, a qual auxiliará os participantes na busca por informações de qualidade sobre oportunidades e formação para o mercado de trabalho.

Tudo estará disponível no site e no aplicativo da iniciativa e o preenchimento efetivo de cada oportunidade pelas empresas participantes por meio de um acordo de adesão ficará sujeito ao monitoramento da organização do projeto.

Plataforma digital do projeto auxiliará os participantes na busca por oportunidades. Imagem: Gpointstudio/Shutterstock

Plataforma digital do projeto auxiliará os participantes na busca por oportunidades. Imagem: Gpointstudio/Shutterstock



O projeto tem como foco principal os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, como negros e pardos, indígenas, moradores de periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência. Além disso, a iniciativa se sustenta em quatro pilares: acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens; e acesso ao mundo do trabalho em oportunidades de estágio, aprendiz e emprego formal.

"Devemos cuidar, incentivar e apoiar o ensino de todos os jovens, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade, pois neles creditamos a esperança de um Brasil mais justo e igualitário. Temos que trabalhar para garantir mais oportunidades para todos", afirmou Juliana Azevedo, executiva da P&G Brasil.

Jovens brasileiros
Vale ressaltar que o Brasil, neste momento, possui 48 milhões de habitantes de 10 a 24 anos. Segundo o Unicef, é a maior geração de adolescentes e jovens da história do país. No entanto, um a cada quatro dos pertencentes a essa população não estuda nem trabalha. 

O ensino médio é a etapa da educação com maiores índices de evasão e o avanço da tecnologia pode aumentar ainda mais a desigualdade no Brasil - daí a importância de iniciativas como a "Um Milhão de Oportunidades".

"Um dos efeitos da crise é que o futuro do trabalho está chegando com uma rapidez maior do que antecipado. Isso oferece riscos e oportunidades para a inserção no mercado de trabalho formal de jovens que estão se formando e começando a trajetória profissional, em especial para aqueles em situação de vulnerabilidade. Como a procura das empresas por novas competências e qualificações vai crescer, é preciso preparar a juventude para esse cenário com ações inovadoras", disse Martin Hahn, diretor do escritório da OIT no Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »