AtaNews Publicidade 728x90
02/04/2018 às 10h40min - Atualizada em 02/04/2018 às 10h40min

Consumo de carne gera metade dos gases de efeito estufa nos EUA

Um novo estudo mostra que 20% dos norte-americanos são responsáveis ​​por uma quantidade desproporcional de danos ambientais

ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais
Foto: VegNews
Um novo estudo publicado este mês na Environmental Research Letters descobriu que indivíduos que consomem maior quantidade de carne bovina são responsáveis ​​por 46% do total de gases de efeito estufa emitidos pela indústria de alimentos nos Estados Unidos. Pesquisadores compilaram um banco de dados do impacto ambiental de 332 alimentos e o relacionaram à Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição – um conjunto de hábitos alimentares de 16.800 norte-americanos.

Os dados mostraram que os indivíduos do grupo de alto impacto (que foi caracterizado como aqueles que consumiram a maior quantidade de carne, particularmente carne bovina, e composto por 20% dos participantes do estudo) foram responsáveis ​​por 7,9 vezes mais emissões de gases de efeito estufa do que os de baixo impacto. Além disso, os pesquisadores descobriram que o grupo de alto impacto consumiu uma média de três calorias por dia, enquanto o grupo de baixo impacto consumiu aproximadamente 1.300 calorias diárias.

“A agricultura é o fator chave para muitos problemas ambientais, incluindo a mudança climática, a perda de biodiversidade e a degradação da terra e da água doce. A composição da dieta foi identificada como um importante ponto de alavancagem na redução do impacto ambiental dos sistemas alimentares e na liberação da capacidade de produção para alimentar o crescimento futuro da população”, afirmaram os pesquisadores.

Segundo a VegNews, os pesquisadores disseram que se os EUA pretende cumprir as metas de redução de emissões (conforme estabelecido no Acordo de Paris), os indivíduos do grupo de alto impacto precisam mudar suas dietas para se alinharem ao grupo de baixo impacto. Em uma escala global, as Nações Unidas divulgaram que a pecuária emite mais gases de efeito estufa do que todo o setor de transportes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »