15/09/2020 às 11h16min - Atualizada em 15/09/2020 às 11h16min

Astrônomos anunciam descoberta de potenciais sinais de vida em Vênus

VIDA EXTRATERRESTRE

HISTORY
Imagem: NASA/JPL-Caltech/Divulgação
Astrônomos da Royal Astronomical Society anunciaram que encontraram potenciais sinais de vida em Vênus. Com a ajuda de potentes telescópios, eles detectaram o elemento químico fosfina na atmosfera do planeta. Segundo os pesquisadores a presença desse gás pode indicar a existência de vida nas nuvens venusianas.

Após muitas análises, os cientistas afirmaram que alguma forma de vida pode explicar a presença da fosfina em Vênus. “Esta é uma descoberta surpreendente e inesperada”, disse Sara Seager, cientista planetária do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “Definitivamente, isso vai incentivar mais pesquisas sobre as possibilidades de vida na atmosfera de Vênus”, disse a pesquisadora, uma das autoras do estudo que acaba de ser publicado na revista Nature.

O elemento químico foi detectado por dois observatórios diferentes. A astrobióloga Jane Greaves, uma das líderes da pesquisa, disse que o nível de fosfina encontrado na atmosfera de Vênus é de cerca de 20 partes por bilhão. Segundo ela, organismos vivos poderiam facilmente criar essa quantidade de gás.

Segundo William Bains, astrobiólogo do MIT, os pesquisadores trabalham com duas possibilidades. A primeira é que pode estar havendo alguma reação completamente desconhecida que está criando fosfina. "Outra hipótese mais empolgante é que pode haver vida", completou. "Não estamos afirmando que descobrimos vida em Vênus", ponderou Seager. A pesquisadora espera que a descoberta de fosfina motive futuras missões a Vênus para esclarecer o que está acontecendo lá.