AtaNews Publicidade 728x90
18/08/2020 às 16h03min - Atualizada em 18/08/2020 às 16h03min

Lua Negra de agosto poderá ser vista a partir desta terça

Fenômeno ocorre quando o inverno do Hemisfério Sul tem uma lua nova a mais que o normal; será possível ver com mais facilidade Júpiter, Saturno, Marte e diversas constelações

Olhar Digital
Foto: Divulgação
A partir desta terça-feira (18) começa o período da Lua Nova. Esta, porém, tem uma característica especial: trata-se da Lua Negra. O evento vai ocorrer porque, neste ano, o inverno do hemisfério sul (verão no hemisfério norte) terá quatro Luas Novas, uma a mais que o normal. Quando isso ocorre, a terceira é conhecida como Lua Negra.

Com o evento, será possível ver diversos planetas e constelações ao olhar para o céu. No Hemisfério Sul, por exemplo, será possível ver Júpiter e Saturno perto um do outro, em uma posição vertical. Traçando uma reta até o sul, é possível encontrar a constelação do Centauro. Nela, está o sistema estelar Alpha Centauri, o mais próximo do Sol, a apenas 4,3 anos-luz de distância.

Olhando a Oeste, ainda é possível ver a constelação de Argo Navis, que inclui um das estrelas mais brilhantes, a Canopus.

Já para quem estiver no Hemisfério Norte, será possível ver um pouco mais. Além de Júpiter e Saturno, posicionados um ao lado do outro, Marte também poderá ser visto com o avançar da noite, na ponta da constelação de Peixes. Já ao amanhecer, Vênus também ficará visível e, por conta do seu brilho, pode ser encontrado até com o céu claro.

É importante destacar que, apesar do nome Lua Negra, o satélite natural não terá sua cor alterada. O nome é dado apenas pelo fato de ser a segunda aparição da Lua Nova em um mês.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »