AtaNews Publicidade 728x90
29/06/2020 às 16h02min - Atualizada em 29/06/2020 às 16h02min

Último dia: aprenda a declarar o Imposto de Renda pelo celular

TecMundo
Termina amanhã (30) o prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020. O prazo de entrega à Receita Federal era originalmente 30 de abril, mas foi prorrogado devido a pandemia do novo Coronavírus. A não declaração pode gererar multa no valor mínimo de R$ 165,74 para quem atrasar o envio dos dados. Quem ganhou mais de R$ 28.559,70 em recebimentos tributáveis ao longo de 2019 precisa fazê-la.

A declaração de Imposto de Renda (IR) pode ser feita pelo desktop ou celular. Quem opta pela segunda maneira precisa baixar o aplicativo "Meu Imposto de Renda", desenvolvido pela Receita Federal e gratuitamente disponível para Android e iOS. A seguir, constam as principais instruções de utilização do app.

Como instalar no celular o aplicativo Meu Imposto de Renda

Passo 1: Baixe e instale o aplicativo Meu Imposto de Renda 2020

Passo 2: Autorize-o a acessar os arquivos do seu celular.

Passo 3: Insira o CPF e a data de nascimento na tela inicial.


Como declarar Imposto de Renda pelo app

Passo 1: O aplicativo irá mostrar todas as declarações que já foram enviadas para a Receita Federal. A de 2020 aparecerá como "não iniciada". Toque no ícone "+" no canto inferior direito do bloco "2020". Duas opções aparecerão: "Importar declaração do ano anterior" e "Iniciar declaração".

Passo 2: Se você tiver no seu celular o arquivo da declaração de 2019, selecione a opção "Importar declaração do ano anterior". Quem a fez pelo computador pode transferir o arquivo DBK para o dispositivo por meio de cabo, e-mail ou Bluetooth. Com esse arquivo, vários campos do aplicativo já serão preenchidos.

Passo 3: Se você não o tiver, selecione "Iniciar declaração".

Passo 4: Crie uma palavra-chave para a declaração de Imposto de Renda de 2020, além de uma pergunta e de uma resposta para o caso de você esquecer a palavra-chave.


Começando a preencher a declaração: “Identificação” e “familiares

Passo 1: No menu principal, selecione "Identificação".

Passo 2: Preencha os campos das seções "Dados pessoais" e "Contato". O aplicativo solicitará seu título eleitoral, NIT/PIS ou Pasep, CEP, e-mail e telefone.

Passo 3: Selecione a opção "Familiares" no menu principal para incluir os seus dependentes.

Passo 4: Insira o nome, CPF, data de nascimento e NIT, PIS ou PASEP de cada pessoa que você incluir. Os dependentes são pessoas que não declaram imposto, como filhos de até 21 anos de idade, filhos universitários, cônjuges e inventariantes.


Como declarar os rendimentos

Passo 1: Selecione a opção "Rendimentos" no menu principal do aplicativo. Nessa seção, você incluirá o salário, a poupança, as aplicações financeiras e as participações em lucros que tiver.

Passo 2: Escolha uma das opções para cada tipo de rendimento adicionado.

Passo 3: Após preencher cada um dos rendimentos, toque no botão "salvar" no canto inferior direito da tela.

Passo 4: Aqueles adicionados são listados na tela "Rendimentos". É possível editá-los, incluir novos e apagar itens. Para incluir um novo, toque no ícone "+" no canto inferior da tela.


Como declarar os pagamentos

Passo 1: Selecione a opção “Pagamentos” no menu principal. Os pagamentos são serviços que você utilizou em 2019, como despesas médicas, mensalidades escolares e contratação de advogados. É preciso ter o nome e o CPF dos profissionais, além de saber o valor pago pelo serviço para declarar essas informações.

Passo 2: Escolha uma das opções para cada tipo de pagamento adicionado à sua declaração. É preciso informar quem usou o serviço, se foi o declarante ou um dependente.

Passo 3: Após preencher cada um dos pagamentos, toque no botão "salvar", no canto inferior direito da tela.


Como declarar bens e dívidas

Passo 1: Selecione a opção “Bens e Dívidas” no menu principal. É preciso informar contas bancárias, cadernetas de poupança, veículos e imóveis no seu nome. No caso de dívidas, o contribuinte deve preencher informações sobre o credor, o valor a ser quitado e o que foi pago no ano anterior.

Passo 2: Escolha uma das opções para cada tipo de bem ou dívida que você adicionará em sua declaração de Imposto de Renda.

Passo 3: Assim como na declaração de rendimentos, é possível incluir, editar e excluir itens na seção "Bens e Dívidas".


Entregando a declaração

Passo 1: Preenchidas todas as seções, acesse no menu principal a opção “Resumo”. Ela traz informações sobre o total de rendimentos tributáveis e alíquotas.

Passo 2: A seção apresenta quatro telas. Deslize-as até chegar à terceira, na qual está o botão "Entregar declaração". Só toque nessa opção depois de revisar todos os dados que você preencheu no aplicativo.

Passo 3: Marque a caixa na qual diz que você aceita os termos e as condições do processo. Depois, toque no botão "Entregar declaração". Essa opção só estará disponível se não houver pendências nos campos obrigatórios.

Passo 4: Entregue a declaração. Você terá a opção de imprimir ou salvar em PDF o recibo. É recomendado salvar esse arquivo para facilitar a declaração do Imposto de Renda de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »