21/03/2018 às 11h15min - Atualizada em 21/03/2018 às 11h15min

Numero de PCs vendidos no Brasil cresceu 15% em 2017, aponta pesquisa

CanalTech
Foto: Imagem Ilustrativa
A IDC divulgou hoje o resultado de sua pesquisa IDC Brazil Tracker, com relação ao último trimestre do ano passado no mercado de tecnologia do país. O dado de maior destaque é o crescimento de 21% no número de vendas de computadores em comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado anual, 2017 teve um crescimento de 15% em relação a 2016.

“Foi o primeiro ano de crescimento nas vendas de PCs no país desde 2011, graças a fatores como a liberação do FGTS, que contribuiu para o poder de compra do consumidor, e o melhor Black Friday desde que começou a ser realizado no país, o que se pode creditar a um aumento da confiança do consumidor”, comenta Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.

Ele ainda acredita que as empresas voltaram a sentir estas melhorias, com isso, também permitindo mais investimentos para o ano. “As empresas também voltaram a fazer investimentos para atualizar seu parque instalado, e projetos importantes do poder público, antes parados por conta da crise política, foram entregues no final do ano”, aponta.

Ao todo, foram vendidas 1,47 milhão de máquinas somente nos últimos três meses do ano passado e 5,19 milhões em todo 2017. Do total de PCs vendidos no quarto semestre, 66% foram notebooks (970 mil, 4% a mais que no mesmo período em 2016) e 34% desktops (509 mil, 19% de crescimento em relação ao quarto trimestre do ano passado). Nos resultados anuais, no entanto, o crescimento maior foi dos notebooks, 26%, contra 13% dos desktops.

Com o resultado positivo, os olhares agora se voltam para o futuro. A projeção para este ano sugere crescimento de 2%, com vendas em torno de 5,3 milhões de máquinas. Muito disso deve acontecer por conta de reflexo da recuperação da economia e da estabilidade política, além do aumento da confiança do consumidor e das empresas, e da demanda reprimida nos últimos anos. “O segmento de PCs é já bem consolidado e maduro, com uma boa penetração de mercado. A tendência é mais de troca de equipamentos para atualização do que compra da primeira máquina, e isso se reflete também no tipo de equipamento vendido – há uma maior preocupação com qualidade e menos procura por produtos de entrada”, analisa Hagge.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »