AtaNews Publicidade 728x90
20/05/2020 às 11h43min - Atualizada em 20/05/2020 às 11h43min

Quais impactos o isolamento social pode causar nas crianças em longo prazo?

Pesquisadores acreditam que desastres naturais podem dar pistas sobre a questão

Olhar Digital
Foto: Divulgação
Com as escolas fechadas para mais de 1,3 bilhão de crianças em todo o mundo por conta da atual pandemia, pesquisadores acreditam que desastres naturais possam fornecer informações úteis sobre uma questão: o isolamento social pelo coronavírus terá um impacto a longo prazo nas crianças?

Estudos sobre os efeitos posteriores de tempestades, terremotos e surtos de doenças mostraram que os desastres podem ter impactos severamente prejudiciais no desempenho educacional das crianças e na saúde mental. 

"Quando há um evento com um trauma ou perda significativa e uma interrupção contínua da comunidade, há um longo período de tempo em que o aprendizado é afetado", disse Lisa Gibbs, diretora do Programa de Saúde e Bem-Estar Infantil Jack Brockhoff da Universidade de Melbourne, na Austrália.

Gibbs estudou os sobreviventes dos incêndios florestais da Austrália em 2009 e descobriu que as crianças das áreas afetadas tiveram desempenho pior do que as que não foram atingidas, nos testes de alfabetização durante anos após o evento. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »