AtaNews Publicidade 728x90
14/05/2020 às 16h24min - Atualizada em 14/05/2020 às 16h24min

Pandemia de Covid-19 pode causar impactos profundos na construção civil

Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Divulgação
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a necessidade de manter o isolamento social se torna cada dia mais evidente e o seu impacto sobre os vários setores da economia são devastadores. Uma das áreas que vem sofrendo com os efeitos da epidemia é a construção civil que está lidando com a queda do número de empreendimentos em obras, a diminuição das vendas e lançamentos de imóveis, o atraso nas aprovações de projetos pelos municípios, a baixa geração de caixa, o aumento de cancelamentos de contratos e dentre outros problemas.

Apesar do fato do governo ter recentemente incluído a construção civil na lista de serviços essenciais – o que fez com que algumas obras fossem retomadas –, o setor já convive com algumas dificuldades, de curto prazo e de longo prazo. Um dos problemas é dar prosseguimento às obras sem que a saúde dos trabalhadores não seja comprometida. Para evitar a disseminação do vírus, todo o planejamento de atuação dos profissionais envolvidos em obras terá que ser revisto. Uma estratégia para diminuir os riscos de contaminação dos trabalhadores no deslocamento até a construção e no próprio ambiente de obras é alternar horários e turnos, assim como, trabalhar com equipe reduzida, para que não haja aglomerações.

Por outro lado, com o número de trabalhadores reduzido, os andamentos de diversas construções já apresentam atrasos, que acabam acarretando o descumprimento de prazos. Manter o cronograma de obras e não atrasar a entrega é um dos maiores desafios do setor em meio à pandemia de Covid-19. No entanto, os adiamentos tendem a ser recorrentes devido ao rodízio dos funcionários. As consequências destes atrasos devem incidir negativamente na reputação de construtoras e trazer prejuízos financeiros, como a prolongação de pagamentos de mão de obra.

Outros desafios impostos pela pandemia é a diminuição da procura pelos serviços da construção civil e o crescimento dos preços de matérias-primas. Essa elevação encarece a obra e prejudica o andamento do planejamento financeiro. O alto custo dos materiais pode influenciar também no rompimento de contratos realizados previamente.

Ainda que existam pequenos riscos, as atividades do setor são imprescindíveis não só para a economia do nosso país, como também para a construção de unidades provisórias de saúde, que hoje são essenciais para o atendimento do número cada vez maior de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil.

Em muitas cidades, estão sendo construídos hospitais de campanha, a fim de elevar o número de leitos e aumentar a capacidade de atendimento dos pacientes.

Para enfrentar a crise, a minha empresa decidiu modificar toda a forma de atendimentos de seus clientes. Criamos uma área em nosso site que possibilita que os clientes conversem com o nosso time de consultores pelo WhatsApp. Isso facilitou bastante as vendas de nossos produtos. Além disso, estamos aproveitando o período de quarentena para aprimorar processos internos, fortalecer parcerias já existentes e buscar por novas oportunidades. Este é um momento de reinvenção, não podemos ficar parados. É preciso lutar e acreditar em dias melhores, pois tudo isso vai passar.
 
Simone Las Casas, diretora da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »