AtaNews Publicidade 728x90
08/05/2020 às 15h13min - Atualizada em 08/05/2020 às 15h13min

IBGE divulga dados sobre distribuição de UTIs, respiradores e profissionais de saúde

Informações foram geradas em parceria com a Fiocruz e vão contribuir com as ações de enfrentamento à Covid-19

Governo do Brasil
O Distrito Federal possuía, no ano passado, o maior número de leitos de UTIs do País. - Foto: Erasmo Salomão/MS
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quinta-feira (7), a distribuição de leitos de UTIs (unidades de terapia intensiva), respiradores, médicos e enfermeiros por unidades da federação e regiões do Brasil que são referência no atendimento de saúde de baixa e média complexidade. As informações, geradas com a colaboração da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vão contribuir com as ações de enfrentamento à Covid-19 e estão disponíveis para consulta em mapas interativos.

Também na página foi divulgada a distribuição de idosos e de domicílios adensados, aqueles com mais de três moradores por dormitório, com base no Censo Demográfico de 2010. A população que vive nessas condições tem mais chances de contágio e os idosos compõem o grupo de risco da doença provocada pelo novo coronavírus.

O levantamento tem como base o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS), que reúne as redes pública e privada, e as Informações de Deslocamento para Serviços de Saúde, da pesquisa Regiões de Influência das Cidades 2018, cujos dados foram antecipados pelo IBGE. Também foram cruzadas informações do Censo Demográfico 2010 com a pesquisa Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil 2015.

Distrito Federal

De acordo com o IBGE, o Distrito Federal possuía, no ano passado, o maior número de leitos de UTIs do País, fundamentais para o atendimento de pacientes graves com Covid-19. Nas unidades de saúde da capital federal, o índice foi de 30 leitos por 100 mil habitantes. Rio de Janeiro (25), Espírito Santo (20), São Paulo (19) e Paraná (18) são os estados melhores equipados.

Os dados mostram que, em 2019, o Distrito Federal também possuía a melhor distribuição de médicos do País, com 338 profissionais por 100 mil habitantes.

Em seguida, vem São Paulo com 260 médicos na mesma comparação. Rio de Janeiro (248), Rio Grande do Sul (244) e Espírito Santo (223) fecham o grupo dos cinco estados com os melhores indicadores.

Por outro lado, os estados com menos médicos estavam concentrados no Norte e no Nordeste. O Maranhão e o Pará registraram os menores indicadores, 81 e 85 médicos por 100 mil habitantes, respectivamente.

O cruzamento de dados também revela a distribuição de respiradores, equipamentos que realizam ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias graves, nas unidades de saúde do País. O Distrito Federal lidera com índice de 63 respiradores por 100 mil habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (42), São Paulo (39), Mato Grosso (38) e Espírito Santo (35). Estados do Norte e Nordeste são os menos equipados: Amapá (10 respiradores), Piauí (13), Maranhão (13), Alagoas (15) e Acre (16).
 
Para saber mais, clique aqui e acesse o hotsite do IBGE para divulgação de dados da Covid-19 

Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »