08/05/2020 às 11h57min - Atualizada em 08/05/2020 às 11h57min

Cientistas estudam uso de luz UV para 'matar' o coronavírus no ar

Lâmpadas ultravioleta instaladas próximas ao teto de salas poderiam ser usadas para matar vírus, bactérias e fungos em suspensão, diminuindo o risco de transmissão de doenças, entre elas a Covid-19

Olhar Digital
Uma tecnologia criada há décadas pode desempenhar um papel importante na contenção da pandemia de Covid-19, bem como impedir a disseminação de outras doenças.

Com o nome nada atraente de “irradiação germicida ultravioleta no topo da sala”, ela consiste no uso de lâmpadas ultravioleta instaladas próximas ao teto de uma sala. Ventiladores sugam o ar ambiente, fazendo-o circular em frente à lâmpada, cuja luz mata vírus e bactérias em suspensão.

É a mesma tecnologia que está sendo usada pelo MTA, departamento de transporte público de Nova York, em um teste para desinfecção de ônibus e vagões do metrô.

Efetividade em outras décadas
A ideia não é nova: os primeiros experimentos foram realizados na década de 30 em escolas na Filadélfia, nos EUA. Durante cinco anos, um estudo apontou que alunos em salas equipadas com as lâmpadas tinham menor probabilidade de se infectar com doenças contagiosas, como caxumba e varíola, do que alunos em salas sem os equipamentos.

Reprodução

A maior diferença foi notada em 1941, quando um surto de varíola acometeu as escolas do estado. Nas salas com as lâmpadas, apenas 15% dos estudantes vulneráveis (que não tinham anticorpos contra a doença) foram infectados, contra 50% nas salas desprotegidas.

“Lutamos no passado para ver esta tecnologia altamente eficaz e segura totalmente implementada contra infecções transmitidas pelo ar”, disse o Dr. Edward A. Nardell, professor de saúde global e medicina social na Harvard Medical School. “Já fizemos os estudos. Sabemos que funciona”.

Como funciona?
As lâmpadas emitem uma frequência de luz ultravioleta chamada “Ultravioleta C”, ou UVC, que naturalmente não é encontrada na Terra, já que os raios são bloqueados pela nossa atmosfera. A luz destrói o material genético dos vírus (RNA), fungos e bactérias (DNA), essencialmente matando estes organismos.