Foto: Divulgação Para aproveitar o máximo das mídias sociais, é importante explorar as plataformas da maneira certa, usando as ferramentas que realmente impactam os usuários. Do contrário, é muito esforço e pouco resultado.
Mas, para isso, é necessário estar por dentro das principais tendências das
redes sociais e conhecer o que é destaque no momento – acredite, eles estão sempre mudando.
De acordo com o Social Media Trends, 96,2% das empresas usam as mídias sociais para promover a marca. Ou seja, ficar por fora do assunto pode significar que a sua concorrência estará vários passos à frente, conquistando os seus potenciais clientes.
Quer saber o que pode fazer para reverter isso e ter estratégias de mídias sociais que realmente funcionem? Então, continue a leitura!
5 tendências de Mídias Sociais para 2020
1 - Conteúdos temporários
Apostar em lives temporárias e stories no Instagram é uma grande tendência em 2020 e pode gerar um grande engajamento, aumentando a quantidade de vendas da empresa.
De 2017 a 2019, o número de usuários ativos nos stories do Instagram dobrou de 250 milhões para 500 milhões.
Existem também os status do Whatsapp, Snapchat e Stories do Facebook, que têm sido ótimas ferramentas para promoção de marca.
2 - Vídeos
Segundo a Video Brewery, 90% dos consumidores online disseram que comprariam do site que exibe produtos em vídeo. Além disso, dados da Brightcove confirma que os vídeos nas mídias sociais têm 1.200% mais engajamento do que outros conteúdos.
Sabe o que significa? Que apostar em vídeos nas mídias sociais é essencial para ter maior sucessos nas postagens e criar uma presença de marca na mente dos seus clientes em potencial.
3 - Voz da marca
Não adianta investir em stories e vídeos incríveis se não tiver uma linguagem que realmente impacte e chame atenção dos prospects.
Em vez de procurar por likes, que não é mais uma tendência esse ano, mude o
hábito e crie uma voz única.
Ou seja: crie um relacionamento diferente com o seu público e se aproxime deles. Para isso, forme uma abordagem e sempre responda os clientes de acordo com um personagem.
Um grande exemplo disso é a Netflix, que ganhou o público não só com serviços de qualidade, mas com uma abordagem única ao responder os consumidores nas mídias sociais.
4 - Vendas direto pelas redes
Antes das novas funcionalidades das mídias sociais, os empreendedores digitais tinham que investir em plataformas de vendas online (como sites próprios para isso).
Embora ainda haja a opção de criar um ecommerce profissional, é possível também contar com ferramentas nas mídias sociais que fazem essa função.
Agora, é possível ter uma espécie de loja virtual na página do Facebook, usar o Marketplace ou a loja do Instagram, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de mostrar seus produtos e ainda aumentar o engajamento.
5 - Influencers
Quando pensamos em influencers, logo pensamos em pessoas com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram ou que seja muito famoso no Facebook.
Mas investir em mídias sociais e promover a sua página não precisa ser difícil e nem caro. Basta anunciar com influenciadores pequenos, da sua região, que tenham comprometimento e conteúdo de qualidade.
Essa é uma ótima maneira de promover a sua marca e ainda ajudar pessoas locais a crescer.