AtaNews Publicidade 728x90
13/03/2020 às 16h45min - Atualizada em 13/03/2020 às 16h45min

Coronavírus: Brasil registra 77 casos confirmados do novo coronavírus; há mais de 1,4 mil suspeitas

O Ministério da Saúde divulgou que, até esta quinta-feira (12/3), 77 casos do novo coronavírus foram confirmados no Brasil

BBC
Brasil investiga mais de 1,4 mil casos suspeitos de coronavírus
Há registros em São Paulo (42), Rio de Janeiro (16), Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Pernambuco (2), Bahia (2), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1) e Espírito Santo (1).

Também na quinta-feira, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgou que atendeu, desde fevereiro, 98 casos positivos para Covid-19. O número é algumas dezenas maior do que o que havia sido comunicado pelo hospital até a quarta-feira, 43, portanto a contagem total no país deve ultrapassar os 100 casos. No entanto, a contagem oficial feita pelo Ministério da Saúde ainda não incluiu esses números e continua considerando 77 casos confirmados.

De acordo com os registros do ministério, há 1.422 casos suspeitos no país. Foram descartados 1.163.

Na quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou uma pandemia de Covid-19, a doença causada por este vírus, o Sars-Cov-2. O novo coronavírus já chegou a 114 países e a todos os continentes, exceto a Antártida, e infectou mais de 118,3 mil pessoas, levando cerca de 4,2 mil delas à morte.

"Os números de casos, de mortes e o número de países afetados deve ser ainda maior nos próximos dias e nas próximas semanas", diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao anunciar a declaração de pandemia.

Ghebreyesus afirmou ainda que a OMS está "profundamente preocupada" com o níveis "alarmantes" de disseminação da doença e de "inação", mas que o fato de o surto global ter evoluído para uma pandemia não significa que seja impossível reverter a situação atual.

Evolução da epidemia no Brasil



A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da Covid-19, a doença causada por este vírus. Mas especialistas estimam que essa taxa de letalidade gire em torno de 2% ou menos.

O Ministério da Saúde informou que estudos apontam que 90% dos casos do novo coronavírus apresentam sintomas leves e podem ser tratados nos postos de saúde ou em casa.

Mas, entre aqueles que são hospitalizados, o tempo de internação gira em torno de três semanas, o que gera um impacto sobre os sistemas de saúde, de acordo com a pasta, já que os leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI) ficam ocupados por um longo tempo. Por isso, o governo vai buscar ampliar o número de leitos de UTI disponíveis.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »