AtaNews Publicidade 728x90
24/02/2020 às 16h29min - Atualizada em 24/02/2020 às 16h29min

A insônia pode ser hereditária

YahNotícias
Foto: Divulgação
Muitos de nós ficamos acordados à noite, tentando desesperadamente fechar os olhos e dormir. Embora possamos culpar uma enorme lista de tarefas no dia-a-dia, a pesquisa sugere que aqueles que se esforçam para adormecer podem ter herdado essa característica de seus pais.

Depois de observar os hábitos de sono de milhares de adultos, cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriram que as pessoas têm maior probabilidade de acordar durante a noite, roncar ou sentir sono durante o dia, se os pais também apresentavam o mesmo comportamento.

"É comum que pacientes com problemas de sono contem sobre familiares com problemas semelhantes", disse a autora principal, Eva Lindberg.“As descobertas indicam que se seus pais têm distúrbios do sono, você realmente está em risco”.

"Se esses problemas ocorrem na família, as pessoas talvez queiram evitar situações que possam mudar seus hábitos noturnos regulares, pois sabemos que não dormir o suficiente é ruim para a saúde", relatou o Daily Mail.

Cerca de um terço (31%) dos britânicos sofrem de insônia, de acordo com uma pesquisa de sono realizada pela seguradora Aviva.

Nos EUA, 35,2% dos adultos dormiam, em média, menos de sete horas por noite em 2014, mostram dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.O CDC afirma que os adultos precisam de pelo menos sete horas de sono na noite para “uma melhor saúde e bem-estar”.

O NHS enfatiza que "a maioria de nós precisa de cerca de oito horas de sono de boa qualidade por noite para funcionar bem durante o dia", acrescentando que "alguns precisam de mais e outros menos".

Uma noite mal dormida, se virando o tempo todo, pode deixá-lo irritado e cansado no dia seguinte, mas não prejudicará sua saúde.Mas a longo prazo, no entanto, a insônia crônica está associada a tudo, desde obesidade e diabetes a doenças cardíacas e até morte prematura.

Mudança de fuso horário, estresse, álcool e uma cama desconfortável estão ligados à insônia, com cada vez mais pesquisas apontando para a genética como um fator que pesa nessa equação.Para saber mais, os cientistas perguntaram a quase 6.000 pessoas de meia-idade e seus filhos adultos como eles dormiam durante uma semana comum.

Os resultados, publicados na revista Sleep Medicine, sugerem que os participantes tinham mais de um terço (39%) de probabilidade de ter insônia se os pais também dormissem mal.Pouco mais de 5% dos filhos adultos que participaram do estudo disseram passar menos de seis horas por noite dormindo.
Isso é 2,5 vezes mais provável de ocorrer se os pais também apresentavam características semelhantes. Aqueles cujos pais achavam difícil adormecer tinham 52% mais chances de passar pelo mesmo problema.

Eles também eram 45% mais propensos a roncar "alto" de uma maneira "que incomoda" se seus pais também roncavam. É provável que o hábito de acordar durante a noite seja "transmitido" às filhas, mostram os resultados.

Dormir por um curto período foi considerado uma característica "herdada" dos pais dos participantes.Isso foi verificado depois que os cientistas ajustaram o IMC, os níveis de exercício, a idade e o tabagismo – coisas que podem influenciar o sono.

O estudo não analisou o DNA dos participantes em busca de "genes do sono" que podem ser transmitidos.A insônia geralmente melhora se você mudar seus hábitos de sono, de acordo com o NHS.

É recomendado ir para a cama e acordar todos os dias no mesmo horário, inclusive nos finais de semana.Relaxar com um livro, evitar café e se exercitar regularmente também pode ajudar.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »