AtaNews Publicidade 728x90
12/02/2020 às 14h15min - Atualizada em 12/02/2020 às 14h15min

Rede de pesquisa ajudará no enfrentamento ao novo coronavírus

Influenza também está na mira de especialistas e representantes de entidades científicas

Governo do Brasil
MCTIC e Ministério da Saúde devem definir uma agenda de prioridades de pesquisa e ações futuras para auxiliar na luta contra viroses emergentes no país. - Foto: Márcio Nascimento/Ascom/MCTIC
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai criar uma rede de pesquisa envolvendo cientistas e laboratórios no Brasil para ajudar no enfrentamento de viroses emergentes. O foco inicial será em coronavírus e influenza. 

A Rede Viroses Emergentes será coordenada pelo MCTIC e definirá uma agenda de prioridades de pesquisa e ações futuras para auxiliar na luta contra viroses emergentes no Brasil. A atuação deverá ser restrita ao campo da pesquisa científica, como auxiliar e complementar às iniciativas do Ministério da Saúde. O objetivo é criar um sistema integrado para dar resposta rápida no caso de viroses emergentes.

"É importante ter ferramentas para ajudar a proteger a população e evitar problemas futuros", defendeu o ministro do MCTIC, Marcos Pontes. Ele também destacou a importância de utilizar a infraestrutura já existente nos ministérios, unidades de pesquisa e laboratórios no enfrentamento, que podem ter o trabalho potencializado com recursos da tecnologia.

A reunião contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Universidade de São Paulo (USP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »