03/01/2020 às 11h02min - Atualizada em 03/01/2020 às 11h02min

Secretaria de Saúde de Fernandópolis realiza ações de combate ao mosquito da Dengue

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Vigilância de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realiza diariamente uma serie de ações visando o combate à Dengue. Diante das ocorrências de casos de dengue durante o período de chuvas, registrados em diversos municípios brasileiros todos os anos, as ações são intensificadas no município com o objetivo de diminuir os potenciais de criadouros e infestação do mosquito Aedes aegypti , evitando casos da doença.

O trabalho de prevenção e combate não para em Fernandópolis, durante o ano todo, os Agentes de Combate à dengue fazem o trabalho de orientação e eliminação do Aedes aegypti, mosquito transmissor não apenas da Dengue, mas de outras doenças como a Chikungunya, Zika e da Febre Amarela Urbana.

Além das vistorias em imóveis, é feita a vistoria em pontos estratégicos.

Quando o foco do mosquito é encontrado, a equipe do Controle de Endemias vai até o local onde está localizado e faz o tratamento com larvicidas para a eliminação de possíveis criadouros, além disso, é feita a demarcação e vistoria, onde  todas as residências e terrenos baldios são vistoriados nessa área para impedir a proliferação do mosquito.

 “A prevenção ainda é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito na cidade, principalmente neste período em que há dias frequentes de chuva.

Ações simples do nosso dia a dia evitam a infestação de mosquitos Aedes aegypti. A Prefeitura faz sua parte e esperamos que a população colabore fazendo a sua”, disse o secretário de Saúde, Flávio Ferreira.   

Doença e Sintomas

Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus da dengue, transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti, a doença pode se manifestar em duas formas, a dengue clássica e hemorrágica.

Entre os sintomas da dengue estão: febre alta com início súbito, fortes dores de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções cutâneas parecidas com sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, ossos e articulações.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »