AtaNews Publicidade 728x90
17/12/2019 às 14h25min - Atualizada em 17/12/2019 às 14h25min

Governo de SP inaugura Batalhão de Ações Especiais de Polícia em Ribeirão Preto

Unidade especializada atenderá 93 cidades e 3,7 milhões de pessoas com atuação aos padrões do policiamento de Choque; investimento para sua implantação ultrapassou R$ 450 mil

SSP
Foto: Governo do Estado
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública, inaugurou, nesta terça-feira (17), mais um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) no Estado. Sediado na avenida Paschoal Innechi, no Jardim Independência, em Ribeirão Preto, a nova unidade vai atender 93 cidades da região e beneficiar mais de 3,7 milhões de pessoas. 

“Durante a campanha, no final do ano passado, eu prometi que, até o final deste ano, nós sairíamos de cinco para dez Baeps. E estamos terminando o ano com 11, um além daquilo que era a nossa promessa de campanha. E assim faz um governo responsável que tem atitude, ação e que prioriza a Segurança Pública do Estado de São Paulo”, afirmou o governador João Doria.

Anunciado em abril deste ano, o Baep passa a funcionar no complexo do Comando de Policiamento do Interior 3 (CPI-3), em um prédio que passou por reformas e adequações elétricas. Com a aquisição de equipamentos para a unidade, o investimento total ficou em R$ 487,7 mil.

Com um efetivo de mais de 200 policiais e 30 viaturas, o batalhão especializado contará com cinco grupos de Canil, distribuídos nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos e Sertãozinho, somando 49 cães. Além disso, terá um grupo de Policiamento Montado com 18 cavalos. “Queria registrar aqui a minha alegria e agradecimento a todos aqueles que fazem parte desse batalhão”, destacou Doria.

A inauguração eleva para 10 o número de Baeps em funcionamento no Estado, criados para combater o crime de maneira mais ostensiva, já que as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. A ampliação das unidades contempla promessa de governo. 

"São 11 Baeps trabalhando por São Paulo em um ano de gestão [o Baep de Piracicaba será entregue no dia 19]. O senhor [governador] está entregando um presente para a Segurança Pública, para a Polícia Militar, e outro para a população que se sente engrandecida", declarou o secretário, general João Camilo Pires de Campos, em seu discurso.

As outras unidades estão nas cidades de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri e zonas leste e central da Capital. Juntos, somente neste ano, os batalhões realizaram mais de 5 mil prisões e apreenderam 542 armas e cinco toneladas de drogas.

"O 11º Baep, a partir de hoje, é apresentado à região nordeste paulista, merecedora de receber ums tropa de elite para garantir a segurança pública nos 93 municípios. Foram dias de lutas e de glória no treinamento realizado para que hoje [os policiais do Baep] possam sair para proteger a sociedade paulista", destacou o major Artur Henrique Loffler, comandante da unidade.

Treinamento

A equipe que compõe o Baep de Ribeirão Preto iniciou o treinamento em outubro deste ano, com término no último dia 13, sob coordenação e aplicação do Comando de Policiamento de Choque (CPChq). "Aqui está uma tropa especial, que treinou muito e está pronta", completou o titular da pasta.

Foram aplicadas disciplinas específicas do treinamento das Rondas Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), 2º Batalhão de Choque, 3º Batalhão de Choque, Comandos e Operações Especiais (COE) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

Com isso, os policiais estão aptos para o patrulhamento tático; gerenciamento de crises e negociações com reféns; busca e localização de artefato explosivos; conduta de patrulha em locais de risco; controle de multidões e policiamento em eventos e praças desportivas.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »