AtaNews Publicidade 728x90
06/12/2019 às 10h23min - Atualizada em 06/12/2019 às 10h23min

Equipes de limpeza recolhem pneus descartados irregularmente em Rio Preto

As equipes de limpeza urbana, que percorrem diariamente toda a área urbana da cidade

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A secretaria de Serviços Gerais da Prefeitura de Rio Preto é a responsável por recolher lixos descartados irregularmente em ruas, avenidas e áreas públicas em todas as regiões da cidade.

Um contrato assianado entre a Prefeitura de Rio Preto e a empresa vencedora da licitação, prevê o recolhimento de três mil toneladas de lixo por mês.

Mas as equipes de limpeza urbana, que percorrem diariamente toda a área urbana da cidade, estão recolhendo também uma grande quantidade de pneus velhos descartados irregularmente em diversas áreas públicas, terrenos baldios e outros locais impróprios.

Os pneus descartados à céu aberto, podem provocar danos ao meio ambiente além de servirem como criadouros em potencial para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

O Coordenador da Limpeza Urbana, Donizete Saldanha lembra que “os pneus velhos deveriam ser descartados no Ecoponto – único local regulamentado para receber esses objetos que já não servem mais, mas que pessoas irresponsáveis estão jogando em qualquer local”, afirma Saldanha.

O Ecoponto foi criado pela secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo para que particulares, mas principalmente as borracharias instaladas na cidade façam o descarte correto de pneus, mas as equipes de limpeza acabam encontrando pneus em diversos locais.

O secretário de Serviços Gerais Ulisses Ramalho ressalta que “essa atitude de alguns podem prejudicar toda a população e que as equipes de limpeza da secretaria de Serviços Gerais recolhem mensalmente aproximadamente 3.000 pneus descartados irregularmente nas vias públicas, sendo que há local apropriado para isso, afirma Ulisses.

A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, responsável pela fiscalização informa que os estabelecimentos comerciais que manuseiam pneus inservíveis ficam obrigados a armazenar corretamente em locais cobertos e fechados e comprovar a destinação final conforme Lei Municipal 10470/2009.

Em 2019, até o dia 4 de setembro foram recolhidas no Ecoponto 1.040 toneladas de pneus.

A multa para quem for flagrado descartando pneus velhos em locais irregulares é de R$ 1.690,41.

Ecoponto: Avenida Cenobelino de Barros Serra,1480 – Parque Industrial / fone 3212047.

Funciona das 08h00 às 17h00.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »