AtaNews Publicidade 728x90
05/12/2019 às 15h34min - Atualizada em 05/12/2019 às 15h34min

Como as empresas estão reinventando o ambiente de trabalho

É preciso investir em espaços cada vez mais funcionais, agradáveis e confortáveis para os colaboradores

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Em um mercado cada vez mais competitivo e uma geração de trabalhadores que não quer mais passar todos os dias de suas vidas naquele modelo tradicional de escritório, as empresas que querem reter talentos precisam se reinventar.
 
Os gestores mais antenados já estão entendendo que é preciso investir nas pessoas e que móveis funcionais, horário flexível e um líder que inspire são fundamentais para isso.
 
Quem já está se adaptando garante que os investimentos valem a pena e os resultados vêm. Afinal, não é mais novidade que funcionários satisfeitos trabalham mais e melhor, o que é fundamental para o crescimento de qualquer tipo de negócio.
 

Os ambientes físicos precisam se adaptar

Pode não parecer óbvio em um primeiro momento, mas o espaço físico de uma empresa tem tudo a ver com a produtividade de seus trabalhadores. Isso porque é inevitável que a maioria deles passe um tempo considerável por lá.
 
O que não faltam são pesquisas que mostram a relação de um bom ambiente de trabalho com o rendimento dos colaboradores. E, quando falamos em ambiente, entram questões subjetivas e objetivas.
 
Quem pensa que escritório é tudo igual precisa rever os seus conceitos. O arranjo do espaço mesmo mantendo um ar profissional pode passar uma mensagem com uma decoração que tenha a ver com a filosofia da empresa.
 
Nesse sentido, o mobiliário, a cor das paredes, a decoração e, até mesmo, a disposição de cada objeto têm tudo a ver com tornar um ambiente mais agradável para quem trabalha nele.
 
Os móveis planejados, por exemplo, são boas opções para otimizar os espaços e criar um escritório que seja, ao mesmo tempo, bonito e funcional.
 
Além disso, investir em espaços de convivência, salas de descanso e áreas verdes colaboram para tornar o ambiente agradável e ainda faz a diferença na integração da equipe, outro ponto bastante positivo para qualquer negócio.

 
Como escolher os móveis certos?

A resposta para essa pergunta vai depender, claro, do estilo de cada negócio, mas uma palavra-chave serve para todos: ergonomia.
 
Isso quer dizer que as mesas, cadeiras e poltronas devem respeitar a anatomia do corpo humano e, ao mesmo tempo, se integrar de forma eficiente ao espaço do escritório.
 
Uma boa cadeira ergonômica para escritório, por exemplo, tem rodinhas, mecanismo de regulagem de altura, apoio para costas e braços e, se possível, encosto reclinável.
 
Esse tipo de móvel, especialmente se regulado da maneira certa com a consultoria de um especialista, favorece a postura e previne também problemas circulatórios e musculares. 
 

Como isso afeta a produtividade?

Além do motivo óbvio de que colaboradores com menos problemas de saúde se afastam menos de suas funções, gente sem dor e que se sente mais confortável trabalha melhor.
 
Isso sem falar que o simples fato de sentir que a empresa se preocupa com o bem-estar de quem trabalha nela, faz com que os funcionários se sintam mais motivados e tenham mais vontade de dar o seu melhor e de continuar trabalhando lá. 
 
A iluminação de um ambiente também é muito importante, porque previne o cansaço dos olhos e, no caso de locais que conseguem aproveitar a luz natural, ainda deixa o espaço mais agradável e gera economia elétrica.
 
Escritórios bem planejados, que dispõem de setores complementares na mesma sala ou próximos e que garantem, por exemplo, a privacidade de quem precisa de silêncio para trabalhar, também fazem toda a diferença na produtividade.
 

A gestão de pessoas 

Além de um ambiente agradável, as empresas também precisam investir em treinamentos e capacitações que levem em conta o perfil de cada colaborador, além de alocá-los em um departamento que tenha mais a ver com sua personalidade e objetivos.
 
Um dia de home office por semana, benefícios mais criativos e personalizados, e um setor de RH (recursos humanos) que esteja sempre aberto ao diálogo também são tendências para manter os melhores no seu time. Provavelmente, a concorrência já está fazendo isso.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »