22/11/2019 às 16h37min - Atualizada em 22/11/2019 às 16h37min

HC de Ribeirão compra equipamento para descoberta precoce de retinoblastoma

Segundo do tipo no país, Retcam ajuda no tratamento de câncer ocular que afeta principalmente crianças

Governo do Estado de São Paulo
A estruturação do Centro de Oncologia Ocular no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, terá como objetivo principal o tratamento de tumores intraoculares. Por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), captou R$ 2,9 milhões para implantação do Centro de Oncologia Ocular.

O diferencial está na incorporação de um equipamento chamado Retcam para auxiliar no diagnóstico da retinopatia da prematuridade (doença na retina) e do retinoblastoma (tipo de câncer na retina, mais comum em crianças). As duas doenças podem causar cegueira irreversível quando não diagnosticadas logo no início e a retinoblastoma, nos casos mais graves, podem causar a morte do paciente.

O Retcam tem tecnologia capaz de obter toda a documentação da retina do paciente permitindo que as imagens sejam transmitidas para outros centros especializados para interpretação,diagnósticos e troca de opiniões entre profissionais da área médica.

Até a aquisição pelo HC de Ribeirão, havia apenas um equipamento desse tipo no Brasil, na Universidade Federal de São Paulo, no Instituto da Visão.

O professor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Rodrigo Jorge, afirma que os recursos captados serão usados também para estruturar o serviço de quimioterapia do setor. Graças a um cateter, os médicos podem colocar o medicamento quimioterápico diretamente na artéria oftálmica que nutre o globo ocular.

“[Dessa forma] se poupa a criança dos efeitos colaterais sistêmicos da quimioterapia. A criança quase não perde cabelo, não tem toxicidade tão grande para o fígado, para os rins, para os outros órgãos do corpo”, diz Jorge.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »