AtaNews Publicidade 728x90
22/11/2019 às 15h01min - Atualizada em 22/11/2019 às 15h01min

Dia nacional de combate ao câncer reacende debate sobre o aumento da doença

De acordo com a OMS, até 2030, serão 27 milhões de casos incidentes de câncer

Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Divulgação
Para ampliar o conhecimento das pessoas sobre o tratamento e, principalmente, reforçar a prevenção da doença, o Ministério da Saúde criou o Dia nacional de combate ao câncer: 27 de novembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Ainda de acordo com o órgão, até 2030 os números podem crescer, chegando a 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer.

Também chamado de neoplasia maligna, a doença pode surgir de fatores externos relacionados ao ambiente ou de fatores intrínsecos do paciente, como heranças genéticas familiares. O que diferencia os diferentes tipos de câncer é a velocidade que as células se multiplicam e a sua habilidade de invadir tecidos e órgãos.

O médico oncologista e coordenador do Instituto de Oncologia do Hospital Felício Rocho, Dr. Alexandre Ribas, explica que o câncer é uma doença causada por alterações no DNA das células às quais resultam em um uma divisão de maneira descontrolada das mesmas. Estas células se duplicam de forma muito rápida e, após algum tempo, podem invadir outras partes do corpo.

Dr. Ribas, esclarece que o câncer, em sua maioria, é causado por fatores ambientais. Destacando-se o tabaco, a dieta inadequada, o álcool e o sedentarismo como importantes fatores de risco. Devemos estimular hábitos de vida saudáveis e uma avaliação individualizada dos pacientes com seus médicos para que os exames adequados sejam solicitados de acordo com a idade e fatores de risco individuais e familiares.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »