06/03/2018 às 09h29min - Atualizada em 06/03/2018 às 09h29min

Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza plantio de árvores em praças públicas de Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado está realizando plantio estratégico de árvores em praças públicas de Birigui.
 

Espécies adequadas para os espaços públicos estão sendo plantadas para aumentar a cobertura vegetal no município, que está abaixo do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 

Segundo a OMS, a cobertura vegetal da cidade deve ser de 12 metros quadrados por habitantes.
 

“Birigui está numa das regiões mais quentes do Estado de São Paulo e os efeitos que uma boa arborização produz são imensuráveis. As árvores são verdadeiras bombas d'águas”, justificou o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentado e Educação Ambiental, Jefferson Rabal,
 

Durante o mês de fevereiro, a Secretaria de Meio Ambiente plantou quase 150 mudas de árvores. As espécies plantadas foram Sibipiruna, Jacarandá, Pau-Brasil, Jequitibá, Resedá, Angico, Farinha-Seca, Coração-de-Negro, entre outras espécies nativas.
 

A ação de enriquecimento de árvores já visitou onze praças de Birigui. A praça que mais recebeu muda foi a Raul Cardoso, que fica no Parque da Estação Ferroviária.
 

Na última semana, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Setor de Hortas Comunitárias, foram plantadas 80 mudas de árvores na praça Raul Cardoso.
 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, ressalta que a melhoria na arborização reflete diretamente na saúde pública.
 

“As árvores retém a poeira suspensa no ar e reduz a temperatura, melhorando a qualidade de vida da população” comentou Salomão.
 

PROJETO BIRIGUI SUSTENTÁVEL – Arborização Urbana
 

O plantio nas praças integra o Projeto Birigui Sustentável, que tem por objetivo melhorar a arborização do município.
 

A Secretaria de Meio Ambiente produziu um panfleto, que está sendo entregue para a população. O panfleto traz orientações sobre o plantio e sobre a manutenção das mudas de árvores para calçadas, distribuídas gratuitamente aos munícipes.
 

Para retirar uma muda gratuitamente, basta visitar a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, que atende na rua Siqueira Campos, 362, Centro.
 

Após receber a autorização, a retirada da muda é feita no Viveiro Municipal, que fica na rua Fernando Castilho, s/n.º, no Jardim Ipê.
 

O horário de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente é das 7h30 às 17 (não fecha para o almoço). Já o horário de atendimento do Viveiro Municipal é das 8h às 16h30 (não fecha para o almoço).
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »