AtaNews Publicidade 728x90
16/10/2019 às 08h37min - Atualizada em 16/10/2019 às 08h37min

Incentivo à produção rural rende primeira safra de uvas

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
É com sorriso nos dentes e brilho nos olhos que o produtor rural Alberto Figueiredo da Silva colhe e vende a primeira safra de uvas produzidas em sua propriedade, no bairro rural Ferdinando Laboreaux, em Araçatuba.

Ele faz parte de um programa de viticultura desenvolvido pela Prefeitura de Araçatuba com produtores rurais junto ao Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), com instruções desde 2017.

O foco do programa é a produção de uvas de mesa, para venda in natura e para grandes redes de supermercados. A maioria da fruta consumida na região, atualmente, vem do Paraná e Rio Grande do Sul.

A safra da uva é anual, sendo que cada pé produz em média 15 a 20 quilos da fruta. A área de implantação do vinhedo-modelo, que está em produção, fica no bairro rural Ferdinando Laboreaux, composto inicialmente por 470 videiras. Estão em plena produção as variedades Niágara rosada e algumas plantas das variedades Vitória, Benitaka, Rubi e Brasil.



Alberto já está além da colheita dos frutos: vende a mercados, vendas e supermercados, bem como a clientes diretos. Presidente da Associação do Córrego da Divisa, ele conta que a ideia é que outros produtores rurais invistam no cultivo das uvas, buscando levar para frente o nome de Araçatuba na produção de uvas.

O PROGRAMA

O programa é composto por sete módulos e termina em dezembro. Os produtores já receberam orientações sobre a escolha da área, produção de mudas e implantação de vinhedo. O sistema adotado na propriedade-modelo, onde as aulas práticas são ministradas, é o de parreira, na qual as videiras apoiam-se em grades.

Dois agrônomos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), José Celso Sanches Junior e Yuri José de Melo Colombo, acompanham o programa para dar toda assistência e suporte ao projeto. “Consideramos que seja nosso dever dar esse suporte, para que efetivamente nos tornemos um polo produtor de uvas”, declara Arnaldo Viera Filho, assessor executivo da SMDA.

PARCERIA QUE RENDE

Em visita nesta segunda-feira (14), o prefeito Dilador Borges caminhou pela plantação, junto a outros integrantes do governo e do presidente do Siran, Fábio Brancato. Entre a degustação dos tipos de uva, colhidas direto das parreiras, o prefeito comemorou junto ao produtor e aos outros integrantes do grupo. “Quero parabenizar o senhor Alberto por essa grande conquista. Sabemos que não é fácil, o clima aqui muitas vezes não ajuda, mas com sua garra e com os conhecimentos transmitidos no curso, vemos hoje os resultados”.

Alberto valorizou o apoio que vem recebendo da prefeitura, do Siran e do Senar, bem como de pessoas da comunidade, que buscam saber e compram de seu produto. “Parcerias sempre são maravilhosas. Todo mundo sabe a dificuldade que é preparar a terra, plantar, cultivar, isso em todo tipo de cultivo. A uva é uma fruta delicada, que exige cuidados especiais. Por isso digo sempre que é necessário unir a vontade de fazer com a capacidade técnica. Isso faz dar certo”, concluiu.

Animado com a produção, Alberto Silva vai expandir o parreiral em 1.800 plantas da uva Niágara no sistema de espaldeira, com irrigação por gotejamento.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »