AtaNews Publicidade 728x90
02/10/2019 às 09h44min - Atualizada em 02/10/2019 às 09h44min

Hospital e Prefeitura de Ilha Solteira buscam credenciamento da UTI com o Governo do Estado

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A administração do Hospital Regional e a Prefeitura de Ilha Solteira estão tentando, junto ao Governo do Estado, o credenciamento da UTI da unidade. Nesta segunda (30), em São Paulo, estiveram reunidos com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, os freis Francisco e Jessé, Deco (Administrativo)o Prefeito Otávio Gomes e o Vereador Emanuel Zinezi.
 
Apesar de ter reformado e ampliada, o Hospital de Ilha Solteira ainda não conseguiu colocar a UTI em funcionamento. Isso porque ainda falta o credenciamento do serviço junto aos órgãos estadual e federal de Saúde.
 
Sem o credenciamento, o espaço vem funcionando como “leitos intermediários”, melhores que os quartos, mas sem os cuidados existentes em uma UTI. E para eles são levados os pacientes para estabilização ou até que surjam vagas em UTIs de hospitais da região.

O obstáculo para o credenciamento está na formação da equipe que atuaria na UTI. O Ministério da Saúde quer a equipe contratada, para só depois iniciar o processo. Já o Hospital tenta primeiro o credenciamento, e a consequente liberação de recursos para o serviço, para só depois contratar a nova equipe.
 
O problema em cumprir a exigência do Ministério da Saúde é financeiro. Calcula-se que o gasto com a nova equipe, que inclui intensivista e plantonista 24 horas, entre outros profissionais, mais os gastos para funcionamento, ficaria em R$ 280 mil mensais. A expectativa é que o processo de credenciamento dure, no mínimo, três meses. Ou seja, sem receber nenhum recurso, o Hospital poderia gastar até R$ 840 mil na manutenção da equipe, sem poder atender um único paciente.
 
 
Reunião – Na reunião, as autoridades explicaram a situação para o secretário e a importância que a UTI esteja funcionando não só para Ilha Solteira, mas para várias cidades da região.

“Explicamos que ela é composta por dez leitos bem equipados, dentro das exigências e normativas da Vigilância Sanitária, da qualidade dos equipamentos. E que ela atenderia pacientes não só de Ilha Solteira, mas de dezesseis cidades da região”, explicou o Vereador Emanuel Zinezi, que é médico diretor técnico do Hospital.
 
As autoridades protocolaram documentos solicitando o credenciamento, além de ofícios de apoio assinados pelo Rotary, Lions, Lojas Maçônicas e outras entidades. “O Secretário ficou de analisar, junto com sua equipe, os documentos que entregamos, e marcar um novo encontro para voltarmos a discutir esse assunto. É muito importante que o Hospital de Ilha Solteira consiga, o mais breve possível, esse credenciamento”, disse o prefeito Otávio Gomes.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »