AtaNews Publicidade 728x90
26/09/2019 às 15h14min - Atualizada em 26/09/2019 às 15h14min

Governo quer deixar país menos exposto a hackers

Conhecimentos de como se manter seguro no mundo digital entrariam no currículo escolar, ao lado de outras disciplinas como matemática e português

Olhar Digital
Foto: Divulgação
Diversas ideias que buscam maior segurança virtual foram reunidas pelo GSI - Gabinete de Segurança Institucional - na proposta de Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, apelidada de E-Ciber.

Entre as propostas reunidas pelo Gabinete está a de criar e oficializar uma lei de segurança cibernética, fazer do GSI da Presidência da República o órgão central do ambiente cibernético brasileiro, além de incluir conceitos de como se manter seguro no mundo virtual no currículo escolar.

Com cada vez mais eletrônicos conectados, a interação entre os aparelhos aumenta, o que significa mais portas abertas para os hackers.

O Brasil ocupa a 66ª posição no ranking que avalia o índice de desenvolvimento em tecnologia da informação, feito pela ONU - Organização das Nações Unidas.

O diagnóstico feito pelo GSI aponta que apenas 11% das entidades federais gerem de forma adequada suas áreas de tecnologia. O país é o segundo que mais registra prejuízo com ataque cibernético, na casa dos US$ 22,5 bilhões e que fizeram 70,4 milhões de vítimas, segundo a ONU.

O General Antonio Carlos de Oliveira Freitas, diretor do Departamento de Segurança da Informação do GSI, afirmou que "hoje o país possui um cenário com boas iniciativas, porém fragmentadas.

Nota-se a falta de alinhamento normativo, estratégico e operacional, que resulta na adoção de grande número de linhas de ação em segurança cibernética, que por sua vez leva a um cenário de diversos níveis de esforços no tema, nem sempre com o resultado positivo esperado".
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »