AtaNews Publicidade 728x90
20/09/2019 às 12h02min - Atualizada em 20/09/2019 às 12h02min

Rio Preto é a 34ª cidade do país com maior grau de inteligência e conectividade

Áreas mais bem avaliadas foram saúde, economia e tecnologia e inovação

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Depois de conquistar a 7ª posição no ranking nacional das cidades brasileiros com melhor saneamento básico do país, Rio Preto acaba de obter o 34º lugar no Ranking Connected Smart Cities, divulgado na terça-feira, dia 17, que avalia os municípios com maior grau de inteligência e conectividade. O estudo de 2019 leva em consideração 70 indicadores, que têm relação com mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. O ranking é composto por 100 municípios. Rio Preto aparece na posição de número 34 obtendo nota 32,981, atrás apenas de 10 capitais e 5,99 pontos da 1ª colocada, Campinas.

A área da saúde foi a que mais rendeu pontos para Rio Preto. Foi levado em consideração a quantidade de médicos por habitantes, cobertura de serviços da saúde da família e investimentos públicos no setor. Neste quesito a cidade obteve a posição de número 44 no ranking. A segunda área mais bem avaliada em Rio Preto foi a economia, em 48º lugar. Na sequencia tecnologia e inovação, na 53ª posição do país.

O presidente da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro), João Curado, destaca a implantação de 271 km na rede de fibra óptica o que possibilitou a interligação de todos os prédios municipais. Outro ponto positivo foi o desenvolvimento de softwares que melhoraram o serviço prestado à população.

Para o servidor municipal foi feito o ‘servidor online’. Agora ele não precisa mais ir à secretaria para cadastrar pedidos, como licença-prêmio, abonar faltas. Pode solicitar automaticamente pelo sistema”, afirma Curado.

Para os rio-pretenses serviços como wi-fi na região central, aplicativo Estacione Digital (E-Digital) para a compra de permanência no sistema rotativo da área azul, além do prontuário eletrônico em todas as UBS’s da cidade. “Agora estamos estendendo o prontuário eletrônico para as Upas, anexando os prontuários de todas as unidades. A internet grátis foi feita na praça Dom Jose Marcondes, rodoviária e aeroporto”, afirma o presidente da Empro. Na segurança “a central de monitoramente no Parque Tecnológico, conectando as câmeras de segurança do centro”, afirma Curado.

O prefeito Edinho Araújo reforçou a vocação tecnológica de Rio Preto. “Fundamental hoje que as cidades estejam em sintonia com a tecnologia e inovação. Precisamos ter novos empregos e empreendedores. Buscamos a cidade inteligente, avançada. Rio Preto caminha nessa direção com o Parque Tecnológico e a abertura de empresas que tenham a tecnologia como base”, destacou.

Campinas, maior cidade do interior de São Paulo, foi considerada a mais inteligente e conectada no Ranking. Em 2015, a liderança ficou com o Rio de Janeiro, seguido nos dois anos seguintes por São Paulo e, em 2018, por Curitiba.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »