AtaNews Publicidade 728x90
29/08/2019 às 10h38min - Atualizada em 29/08/2019 às 10h38min

“Assistência Social é um direito: Evolução e Desafios do SUAS” foi tema de conferência

Assessoria de Imprensa
Foto: Jéssica Bassetto
A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na manhã desta quarta-feira (28 de agosto) a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social. O evento teve como tema “Assistência Social é um direito: Evolução e Desafios do SUAS no estado de São Paulo”.

Participaram do evento conselheiros municipais; conselheiros tutelares; assistentes sociais, representantes do Cras e do Creas; conselhos setoriais (saúde e esportes). A conferência ocorreu no Sesc Birigui, parceiro da Prefeitura Municipal.



Os trabalhos foram direcionados pela Doutora em Serviço Social e Políticas Sociais, Edsonia Jadma Marcelino de Souza, que reforçou a importância dos espaços de debate coletivo para assegurar a avaliação das ações governamentais e definição das prioridades para os respectivos níveis do governo.

A discussão foi desenvolvida em três eixos temáticos: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social; Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios; Participação e Controle Social no SUAS. Para cada eixo foram elencadas as principais dificuldades e os avanços nos últimos dois anos em âmbito municipal e estadual. Foram elaboradas 2 propostas que seguirão para a Conferência Estadual descentralizada, que acontece em Araçatuba, nos dias 29 e 30 de outubro.



A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Segura, agradeceu aos presentes e lembrou que o espaço da conferência é de grande relevância para o avanço da Política de Assistência Social e reforçou a importância da busca pela efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Márcia Regina Guissi, agradeceu o empenho dos conselheiros municipais e enalteceu os esforços de todos os trabalhadores do SUAS para que a Assistência Social deixe definitivamente de ser uma prática assistencialista e assuma sua condição de política pública.

Também prestigiaram o evento o secretário de Administração, Genilson Martins, o secretario de Esportes, Ivan Ribeiro, e o vereador de Birigui César Pantarotto. O secretário Genilson Martins representou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, ausente por compromissos de interesse do município agendados em São Paulo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »