AtaNews Publicidade 728x90
28/08/2019 às 10h20min - Atualizada em 28/08/2019 às 10h20min

Em "casa", Eduardo Yudy vence português, mas cai para canadense na segunda rodada do Mundial

Brasileiro nascido em Ibaraki, no Japão, contou com apoio de familiares na arquibancada da Nippon Budokan

CBJ
Foto: Rafal Burza/CBJ
Ao entrar na Nippon Budokan, em Tóquio, e ouvir seu nome sendo apresentado em japonês, o brasileiro Eduardo Yudy Santos, representante do meio-médio (81kg) da seleção no Mundial de Tóquio, sentiu-se em casa. 

Nascido na província de Ibaraki, no Japão, e filho de pais brasileiros, Yudy relembrou suas origens japonesas, mas defendeu as cores do Brasil nesta quarta-feira, quarto dia de Mundial, com o apoio de familiares nas arquibancadas da Budokan. 

Seu primeiro adversário tinha em comum a história da dupla nacionalidade. Anri Egutidze nasceu na Geórgia, mas luta por Portugal. No duelo, melhor para o brasileiro que, com técnica e velocidade, projetou o português ao solo para marcar um waza-ari no golden score e garantir o lugar nas oitavas-de-final. 

Nessa fase, porém, Yudy não conseguiu impor seu jogo e foi eliminado precocemente do Mundial pelo ippon do canadense Etienne Briand. 

"Fiquei defensivo na pegada", justificou após sair da luta. "Mas, é assim. Um ganha, outro perde. Agora, vamos corrigir os erros. Quando eu estava no treinamento eu estava bem focado no que queria fazer. Mas, durante a luta, não consegui fazer o que treinei. Tem muitas coisas para melhorar para chegar na melhor forma nos Jogos Olímpicos", reconheceu. 

Yudy começou a praticar judô no Japão com aproximadamente 5 anos de idade e nunca imaginou sair do país. Em 2013, recebeu um convite de judocas brasileiros que foram treinar no Japão e resolveu arriscar. Lutou a Seletiva Sub-21, venceu e, desde então representa o Brasil. Primeiro, nas categorias de base, e agora na equipe principal. 

"Me sinto muito honrado por poder representar o Brasil. E lutar no Japão, onde eu nasci e cresci, eu me sinto em casa."


RESULTADO FINAL - 81KG:

1º MUKI, Sagi (Israel)
2º CASSE, Mathias (Bélgica)
3º VALOIS-FORTIER, Antoine (Canadá)
3º MAISURADZE, Luka (Geórgia)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »