02/08/2019 às 10h41min - Atualizada em 02/08/2019 às 10h41min

Saiba como manter o bom desempenho no período de volta às aulas

Coordenadora de projetos do Centro Paula Souza sugere cinco estratégias para quem está retomando ou iniciando os estudos agora

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Imagem Ilustrativa
Volta às aulas é tempo de readaptação ao ritmo de estudos para garantir um bom desempenho no curso, seja nas Escolas Técnicas (Etecs) ou Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Quem acaba de passar no Vestibulinho ou Vestibular tem um desafio ainda maior: a animação pela conquista aos poucos é substituída pela preocupação em equilibrar tarefas, absorver todo o conteúdo do semestre e não perder de vista aquele tempinho de lazer e descanso.

A coordenadora de projetos do Centro Paula Souza (CPS), a psicóloga Rosemeire Ferraz, dá algumas dicas simples e efetivas para voltar ao estudos.

1. Foco

Após ser aprovado em um processo seletivo, é muito importante não perder o foco desde o começo do curso. Não se esqueça dos motivos que o levaram a prestar o Vestibulinho ou o Vestibular e mantenha seus objetivos no horizonte. Você quer conseguir o primeiro emprego ou uma colocação melhor no mercado de trabalho? Ou a meta é se especializar em uma área, atualizar seus conhecimentos? Não perca isso de vista.

O foco em sala de aula também é essencial para aproveitar o conteúdo e identificar quais disciplinas merecem atenção extra. Um pouco de distração é normal, mas caso você esteja com muita dificuldade de manter a concentração, converse com o professor ou com um especialista, como um psicólogo, para compreender onde está o problema e como vocês podem trabalhar juntos na solução.

2. Dedicação

Estabeleça uma rotina de estudos para não se perder com a quantidade e variedade de conteúdo passado em sala de aula. “O ideal é que o aluno estabeleça um período diário, de mais ou menos uma hora, para retomar o que foi abordado nas aulas do dia e tirar dúvidas com o professor o quanto antes”, explica Ferraz.

É importante compreender todo o conteúdo antes de passar para uma próxima fase do aprendizado. Desse modo, fica mais fácil acompanhar novos tópicos e evitar nervosismo e ansiedade na hora das provas ou da apresentação de trabalhos.

3. Planejamento

O semestre passa rápido e, quando você se dá conta, já está na hora dos exames finais. Por isso, não deixe para correr atrás de boas notas nos 45 minutos do segundo tempo.

Planeje maior tempo de estudo e pesquisa para as disciplinas nas quais você tem maior dificuldade desde o início do semestre. Acumular matéria não estudada e trabalhos é ruim para seu desempenho acadêmico e para sua saúde mental.

4. Alimentação e sono

Preste atenção na resposta do seu corpo e da sua mente e se pergunte se a sua alimentação e qualidade do sono estão trabalhando a seu favor. “Principalmente para os adolescentes, a falta de sono acarreta cansaço mental e corporal, o que pode prejudicar muito o desempenho na escola”, explica a especialista.

O ideal é estabelecer um horário para ir para a cama durante a semana, controlar o consumo de gordura e açúcar e nunca descuidar da hidratação, principalmente em períodos de clima quente e seco.

5. Lazer

O lazer tem de ter espaço nessa fase da sua vida. Isso vale para o videogame, as séries, o convívio com a família e os amigos. A socialização e a diversão não são menos importantes que as outras dicas e são essenciais para se desligar um pouco da rotina de estudos.

Caso consiga aliar esses momentos de descanso com algum exercício físico, melhor ainda: andar de bicicleta, nadar ou até mesmo caminhar, especialmente se for em contato com a natureza, são atividades que ajudam a recarregar as energias.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »