AtaNews Publicidade 728x90
25/07/2019 às 09h37min - Atualizada em 27/07/2019 às 09h00min

Saiba os cuidados necessários com as roupas de atividade física

Especialista em lavanderia comenta seis dicas para aumentar a durabilidade das peças em até 40%

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Se você malha, corre, luta ou pratica qualquer tipo de atividade física, sabe que os tecidos das roupas esportivas são um pouco diferentes das que usamos no dia a dia. Leves e delicadas, as roupas estilo fitness são produzidas com fibras sintéticas, como poliéster, poliamida ou elastano, feitas para serem resistentes e arejadas, bem como facilitar a transpiração e manter a temperatura do corpo mais agradável.

Para aumentar a durabilidade destas peças, o cuidado no dia a dia e ao lavar é essencial. É preciso estar atento às informações das etiquetas para seguir corretamente as orientações do fabricante no processo de lavagem e secagem e não correr o risco de danificar os tecidos.

Para auxiliar quem lava roupas sozinho, seja em casa ou em lavanderias self-service, Ricardo Monteiro, especialista em higienização, sugere seis cuidados para manter as roupas como novas por mais tempo.
 
Dicas:

1 – Após a atividade física, não jogue as roupas suadas no cesto de roupas sujas, o ideal é deixar a peça pendurada para secar, porque quando ela ainda está molhada e é misturada com as demais roupas, pode gerar proliferação de bactérias.
2 - Se você realiza a atividade física e depois vai trabalhar, deve primeiramente colocar  a roupa em um saco plástico antes de guardá-la na mochila. Como não há ventilação na mochila, pode também causar proliferação de bactérias e criar odor desagradável.
3 - Para lavar, a principal dica é não misturar as peças de cores claras com as escuras, lave-as separadamente; assim, evita-se a transferência de tom ou que a roupa desbote.
4 - Na máquina de lavar, coloque as roupas em sacos de proteção, pois evita que o tecido se danifique durante o processo de lavagem. Na hora de lavar, selecione o ciclo leve/delicado. Caso a roupa esteja manchada, selecione a opção de molho para facilitar a remoção da mancha no processo de lavagem. Não precisa usar alvejantes.
5 - Opte por lavar sempre com sabão alcalino. Verifique a composição do sabão, que neste caso, deve ter na descrição como branco óptico, componente para melhor remoção do suor e odores que se impregnam nos tecidos.
6 – Durante o processo final de lavagem, não é necessário colocar amaciante. Como alguns tecidos são de poliéster ou poliamida, por exemplo, esses materiais precisam absorver o suor e depois expelir, e o uso do amaciante interfere na respirabilidade do tecido, prejudicando a transpiração.

“Com esses simples cuidados é possível manter a qualidade das roupas, mantendo-as adequadas para os treinos por muito mais tempo. Em lavanderias profissionais, segue estes passos e são  utilizados equipamentos de alta tecnologia, otimizando todo o processo de lavagem, proporcionando um aumentando de cerca de 40% na durabilidade das roupas e ainda economizamos recursos como água, luz, energia e tempo do  clientes, já que tudo fica pronto em até 80 minutos”, conclui Monteiro.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »