AtaNews Publicidade 728x90
22/07/2019 às 11h38min - Atualizada em 22/07/2019 às 11h38min

Chiaki Ishii entra para o Hall da Fama do COB em evento que celebrou a marca de um ano para Tóquio 2020

Primeiro medalhista olímpico do judô brasileiro foi homenageado nesse sábado, no bairro da Liberdade, em São Paulo

CBJ
Em 1972, um judoca do Brasil subiu ao pódio olímpico pela primeira ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha. 47 anos depois, Chiaki Ishii, autor do feito, marcou suas mãos no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil para eternizar seu nome na galeria dos grandes atletas brasileiros. A homenagem aconteceu nesse sábado, 20, no bairro da Liberdade, em São Paulo, durante as celebrações da marca de um ano para os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

“É uma honra receber esta homenagem. Agradeço ao COB e a CBJ, especialmente aos presidentes Paulo (Wanderley) e Silvio (Acácio Borges), que proporcionaram esse momento emocionante, um dos dias mais felizes da minha vida. Sempre tive o objetivo de disputar os Jogos Olímpicos. Perdi a seletiva em 1964 e decidi recomeçar do zero. Atravessei o oceano e imigrei para o Brasil. Precisei trabalhar na agricultura para sobreviver, mas sempre com a certeza que não perderia para ninguém no judô. Com apenas um judogui nas costas, treinei e lutei muito até conquistar a medalha de bronze olímpica”, disse Ishii, que também foi o primeiro brasileiro a ganhar medalhas em Mundiais de judô, com o bronze em Ludwigschafen, em 1971. “Passados 47 anos da minha conquista, vejo que o judô brasileiro já ganhou 22 medalhas nos Jogos Olímpicos e fico muito feliz com o crescimento da modalidade”, completou.



Familiares, amigos e personalidades do judô brasileiro fizeram questão de compartilhar esse momento especial em reconhecimento a um dos judocas mais respeitados do Brasil. Os medalhistas olímpicos Tiago Camilo, Rogério Sampaio, Leandro Guilheiro, Aurélio Miguel e Rafael Silva "Baby", além da atleta olímpica e filha do homenageado, Vânia Ishii, compareceram à Liberdade para prestigiar o evento, assim como o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges. 

"É uma honra muito grande a CBJ participar desse momento junto com o Comitê Olímpico do Brasil em que ficará marcada para eternidade a marca do sensei Chiaki Ishii. Parabéns, sensei", comentou Silvio Acácio durante a cerimônia.

As mãos de Ishii ficarão eternizadas no mural que será inaugurado no Parque Aquático Maria Lenk. Além dele, o Hall da Fama do COB já conta com outros homenageados como Torben Grael (vela), a dupla Sandra Pires e Jackie Silva (vôlei de praia), Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo) e Hortência Marcari (basquete). Ainda em 2019, o COB homenageará outros nove nomes no Hall da Fama: Paula (basquete), Joaquim Cruz (atletismo), Bernardinho e José Roberto Guimarães (vôlei); e os já falecidos Guilherme Paraense (tiro esportivo), João do Pulo (atletismo), Maria Lenk (natação) e Sylvio Magalhães Padilha (atletismo).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »