AtaNews Publicidade 728x90
16/07/2019 às 10h43min - Atualizada em 16/07/2019 às 10h43min

CAMPANHA JULHO AMARELO: Campanha acontece de 22 a 31 de julho em Birigu

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, realizará a Campanha de Testagem Rápida para Hepatite B e C;
A campanha será feita de 22 a 31 de julho. Trata-se da Campanha Julho Amarelo, que tem como objetivo promover ações de prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais.

Lembrando que durante o mês de Julho comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites virais. Por isso, o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais programou ações de prevenção e testagem de forma intensificada em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), localizado no Centro de Especialidades.

Segue, abaixo, a programação da campanha:

De 22 à 31 de Julho –
Todas as Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento realizarão testagem para Hepatites virais, a população pode procurar os serviços e informar-se;

DIA D - O dia D da Campanha Julho Amarelo será 27 de julho (sábado), no Centro de Especialidades Médicas, que ficará aberto das 8h às 15h para Testagem Rápida de Hepatites B e C.

As Hepatites B e C são doenças causadas por vírus que prejudicam o fígado e silenciosas na maioria dos casos, ou seja, não apresentam sintomas. Porém podem levar a problemas graves como a cirrose, câncer e em alguns casos causar diabetes.

Podem ser transmitidas por relações sexuais ou uso de objetos que entraram em contato com sangue contaminado, como agulhas e seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, materiais de manicures e estúdios de tatuagem quando não esterilizados.

Existem tratamentos disponíveis no SUS para quem tem Hepatite B ou C, o que pode levar a cura de muitos casos. Em Birigui, o acompanhamento e tratamento desses pacientes é feito pelo Serviço de Assistência Especializada, onde são realizadas consultas periódicas, exames de rotina e fornecimento das medicações.

Qualquer pessoa pode se testar para hepatites, porém a população-alvo de nossa campanha são as pessoas com mais de 40 anos, porque segundo o Ministério da Saúde estima que no Brasil existam 700 mil pessoas infectadas e que maioria delas se infectou em transfusões realizadas antes de 1993 – quando ainda não existiam testes para detectar o vírus nos bancos de sangue – ou ao compartilhar seringas.

Cabe ressaltar que os Testes rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 30 minutos para sair os resultados, sendo que os pacientes podem levar seus resultados na hora.

É importante que as pessoas que procurarem os testes estejam preferencialmente portando um documento com foto (RG ou CNH) e não é necessário jejum para a coleta do sangue.

O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro, anexo ao Centro de Especialidades Médicas. O atendimento ao público para testagem de segunda a sexta-feira é das 8h às 12h.

Informações: (18) 3643-6262.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »