AtaNews Publicidade 728x90
02/07/2019 às 15h16min - Atualizada em 02/07/2019 às 15h16min

Centro de Controle de Zoonoses e Castração de Penápolis : Homenagem e novos projetos marcam inauguração de espaço

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
No último sábado (29), Penápolis realizou a cerimônia de inauguração do Centro de Controle de Zoonoses e Castração. O espaço recebeu o nome de “Enfermeira Rosalicia Maria Lundstedt”, em homenagem a servidora municipal que atuou durante anos no setor. A partir desta quarta-feira (03), o atendimento médico veterinário será realizado na nova sede.

O Centro está localizado em área do recinto de exposições, na rua Luiz Cremonini nº 101, Parque Industrial. Além do atendimento médico veterinário, o CCZ contará com os serviços de controle de zoonoses, incluindo a vacinação de animais, controle de escorpiões e morcegos e a castração de cães e gatos.

O evento contou com a presença do prefeito Célio de Oliveira, vice Carlos Alberto Feltrin, vereadores e secretários municipais, membros de órgãos protetores de animais e comunidade em geral. 

Durante a inauguração, houve uma homenagem à saudosa enfermeira Rosalicia Maria Lundstedt entregue a sua filha Ingrid e seu esposo Wilson Roberto de Souza. Rosa, como era conhecida pela maioria da população, era servidora municipal e por muitos anos foi chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, coordenando as equipes do setor e estando à frente de diversos projetos, campanhas e atendimentos. 

Projetos

Segundo o prefeito Célio de Oliveira, a implantação do Centro de Controle de Zoonoses no Recinto de Exposições Prefeito Jandira Trench faz parte de um projeto de reestruturação do local. “Temos um amplo espaço em uma região central da cidade que abrigava somente a sede da Emurpe e, esporadicamente, festas”, destacou.

“Desde 2013, temos focado em utilizar da melhor forma possível este espaço. Implantamos a Central de Ambulâncias e, recentemente, as secretarias de Obras, Trânsito e Agricultura foram transferidas para o recinto. Estamos em um projeto de ocupação e otimização do espaço, com a instalação do Parque do Emprego em que empresas se instalem na área”, contou o prefeito.

Ainda está em estudo uma ampliação do Centro de Controle de Zoonoses, utilizando outras estruturas existentes no recinto. Com a implantação do CCZ, a Prefeitura também busca conquistar novos recursos para o custeio dos serviços oferecidos à população.

Estrutura

Ao todo são 300 metros quadrados de construção, distribuídos entre recepção, salas para médico veterinário, gatil, canil, sala de cirurgia, sala de observação, sala de vacinas, autoclave, expurgo, copa, almoxarifado, vestiários e banheiros acessíveis, além de abrigo para lixo. No local também será feito o tratamento de animais de grande porte, como os equinos e bovinos.

A construção recebeu um investimento de aproximadamente R$ 115 mil, bancados com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde. A execução da obra esteve a cargo da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços.

Nesta quarta-feira (03), o atendimento médico veterinário já acontece na nova sede. Sobre as castrações de cães e gatos, a Secretaria de Saúde aguarda a chegada de equipamentos e mobiliários necessários à sala de cirurgia. Nas próximas semanas, serão divulgados mais detalhes sobre o funcionamento e o agendamento das castrações. 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »