AtaNews Publicidade 728x90
26/06/2019 às 14h20min - Atualizada em 26/06/2019 às 14h20min

Rio volta a sediar eventos nacionais de judô com as disputas dos Brasileiros Sub-15 e Sub-18

Competições acontecerão nos dias 02, 03 e 04 de agosto, na Arena da Juventude, com apoio do PAF e o retorno dos treinamentos de campo nacionais

CBJ
Foto: FJERJ
Depois de sediar os maiores eventos internacionais de judô, o Rio de Janeiro retomará seu lugar também no calendário nacional da Confederação Brasileira de Judô. Em 2019, a parceria entre CBJ e Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) traz para a Arena da Juventude, em Deodoro, a disputa dos Campeonatos Brasileiros Sub-15 e Sub-18, nos dias 02, 03 e 04 de agosto. A última vez que os cariocas receberam um Brasileiro de Judô foi em 2013, com a realização do extinto Sub-23.

- Outline - Brasileiro Sub-15 e Sub-18

Para a classe Sub-18, o Campeonato Brasileiro será decisivo, já que distribui os últimos pontos no Ranking Nacional que definirá a seleção para disputar o Campeonato Mundial Sub-18 em setembro, no Cazaquistão. 

Além disso, uma das novidades para essa edição será a volta do treinamento de campo nacional dos Brasileiros, iniciativa das gestões das Categorias de Base e de Eventos Nacionais da CBJ cujo objetivo é promover o intercâmbio técnico entre atletas e treinadores de diversos estados brasileiros. 

"Nós percebemos que os treinamentos de campo nacionais integrados às competições que fizemos há alguns anos foram uma ferramenta muito forte e eficiente no processo de descentralização dos resultados internacionais das seleções de base. Criar essa oportunidade de intercâmbio entre atletas de diferentes estados é muito importante para seguirmos fomentando o judô em todo o território nacional e não apenas nos grandes centros", ressalta Marcelo Theotônio, gestor das Categorias de Base da CBJ. 

Atletas e técnicos terão passagens aéreas custeadas pelo Programa de Apoio às Federações

Cada seleção estadual classificada para as disputas dos Brasileiros Sub-15 e Sub-18 terão direito a passagens aéreas para cinco atletas e um técnico ou técnica custeadas pela CBJ por meio do Programa de Apoio às Federações.

"É uma grande satisfação para a CBJ dar continuidade ao PAF em 2019 e reiniciar o programa de treinamentos de campo integrados aos Brasileiros. Dessa forma, reafirmamos nossa vontade de trabalhar para fazer mais e melhor pelo judô nacional", destacou o presidente Silvio Acácio Borges.

Veja aqui os prazos de inscrição no PAF 2019

Desde 2011, a CBJ investe diretamente nas Federações estaduais cerca de 2 milhões de reais por ano por meio do PAF, que além de distribuir equipamento técnico para realização de competições (tatames, televisores, computadores, etc) custeia também passagens aéreas para atletas e técnicos participarem dos Campeonatos Brasileiros das cinco classes de idade (Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21 e Sênior). 

Além disso, o PAF contribuiu também para a capacitação de profissionais do esporte, promovendo cursos e seminários sobre o sistema Zempo, plataforma digital de gestão de eventos e pessoas da CBJ, além do Curso Nacional de Capacitação para Técnicos de Judô. Em duas edições, o CNCTJ contemplou 78 professores de 26 estados brasileiros. 

Em 2019, além das passagens aéreas para atletas e técnicos, o PAF financiará as despesas de até 21 árbitros por evento nacional. E ainda, disponibilizará o seguro de vida e de acidentes pessoais para atletas, técnicos e árbitros durante o período de cada evento do calendário de 2019.

Ainda no presente ano, o PAF concederá a cada Federação, um kit de materiais e equipamentos eletrônicos para duas (2) áreas de competição. Os estados brasileiros receberão também o servidor ZEMPO. Com isso, as Federações poderão realizar as competições de forma integrada com a plataforma de gestão da CBJ, aumentando a qualidade e padrão dos eventos estaduais de todo Brasil.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »