AtaNews Publicidade 728x90
24/06/2019 às 16h46min - Atualizada em 24/06/2019 às 16h46min

Golpe no Facebook rouba dados da conta oferecendo vagas de emprego

Tecmundo
Foto: Divulgação
Cerca de 300 mil pessoas já foram prejudicadas por um novo golpe que anda circulando pelo Facebook, de acordo com a PSafe. O principal objetivo do crime é roubar os dados dos usuários e invadir seus perfis, e tudo ocorre por meio de um link malicioso que oferece vagas de emprego e alguns benefícios.

Como funciona

Ao clicar no link malicioso, o usuário é redirecionado para uma página falsa de captura de dados na qual são solicitados o email e a senha usados para acessar a rede social. Após fazer isso, deve-se copiar um código de segurança para verificar e autenticar o acesso. O problema é que esse código é usado para que o hacker consiga se conectar à conta do usando qualquer outro dispositivo.

E não fica apenas nisso. A vítima também é incentivada a ganhar uma falsa vantagem: usar Netflix e Spotify gratuitamente por 1 ano. Nessa etapa, é preciso informar dados pessoais, como número do celular e o nome completo. Com isso, o golpista passa também a ter acesso a informações que podendo usar ou revender.
 
A equipe da PSafe que identificou o golpe ressalta que os cibercriminosos estão se aproveitando de lives feitas por pessoas famosas e perfis que atraem um grande público para praticar o crime. O diretor do laboratório de segurança da empresa, Emilio Simoni, alerta ainda que, para passar mais credibilidade e chamar atenção, os hackers estão usando até mesmo propaganda incentivada a fim de atingir um número maior de pessoas.

É interessante observar que essa é a primeira vez que um golpe que rouba os dados de acesso do usuário toma uma proporção tão grande. Segundo os especialistas em segurança da PSafe, o sucesso está relacionado com o impulsionamento dos posts dentro da rede social.

Evite problemas
 
Para se proteger, vale uma dica básica, simples e eficiente: não clique em links duvidosos e não verificados. Outro ponto é ficar de olho e ter cautela quando algum tipo de serviço solicitar informações pessoais e credenciais. Ou seja, só entregue seus dados quando tiver total certeza de que é seguro. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »