Foto: Divulgação A Seleção Sub-23 começou uma nova caminhada em território francês. Grandes nomes do futebol brasileiro já passaram e levaram o Brasil ao posto de segundo colocado no número de conquistas do Torneio de Toulon, somando nove títulos. A competição mudou de nome, e esse ano se chama Torneio Maurice Revello, mas o passado mostra que ela é um grande celeiro de estrelas da Seleção.
Entre os que disputaram o Torneio de Toulon, estão campeões do mundo com a Amarelinha, como exemplo: Taffarel, Cafu, Leonardo, Roberto Carlos, Jorginho, Mazinho, Dunga e Kaká. Dos convocados por Tite para a Copa América, Marquinhos, Éderson, Daniel Alves e Alisson já disputaram o Torneio. Outros nomes que tiveram destaque tanto no torneio quanto no restante da carreira é extenso: Juninho Pernambucano, César Sampaio, Fernando Diniz, Adriano, Careca, Muricy, Mirandinha e Marcelinho Carioca.
E se estamos falando de Seleção Olímpica, cabe lembrar também de Luiz Carlos Wink, que conquistou duas medalhas de prata para com a Seleção: em 1984 (Los Angeles) e 1988 (Seul). Além dos brasileiros, a competição viu grandes jogadores do futebol mundial desfilarem seu talento. Nomes como Cristiano Ronaldo, Hristo Stoichkov, ex-atacante búlgaro, e Zinedine Zidane, todos vencedores da Bola de Ouro, já estiveram em Toulon servindo suas seleções.
O retrospecto brasileiro no Torneio é de animar: foram 32 vitórias, 11 empates e apenas 6 derrotas, somando 101 gols a favor e 31 gols contra. A seleção foi campeã da competição em oito oportunidades (1980, 1981, 1983, 1995, 1996, 2002, 2013 e 2014). Luan, Marquinhos e Rodrigo Caio foram alguns atletas que disputaram o torneio na última vez em que o Brasil foi campeão.
O Brasil está no Grupo B do Torneio de Toulon. A Seleção já soma duas vitórias, com goleadas por 4 a 0 sobre Guatemala e França. Neste sábado (8), fecha a fase de grupos com um confronto com o Catar, às 12h (horário de Brasília).