AtaNews Publicidade 728x90
20/05/2019 às 16h10min - Atualizada em 20/05/2019 às 16h10min

Como escolher um corretor de imóveis ideal

Lucas Almeida
Assessoria de Imprensa, Gear SEO
Quem nunca teve dúvidas sobre a necessidade de se ter um corretor de imóveis numa transação imobiliária? Muitas vezes, o trabalho do profissional é questionado por ser visto como um gasto desnecessário e evitável num momento de custos geralmente altos.
 
Mas na hora de optar por um financiamento de apartamento na planta, por exemplo, confiar apenas no que o proprietário fala sobre o imóvel não é suficiente. A insegurança de um alto investimento sem o respaldo de um expert pode se tornar um grande problema depois!
 
A realidade é que ninguém é melhor do que um profissional da área para auxiliar nesse processo de compra e venda. O corretor é a pessoa que estuda o mercado, faz a leitura do que o cliente quer e intermedia o contato entre as partes.
 
É comum associar a imagem do corretor à de um vendedor, que está ali exclusivamente para realizar a venda e receber sua comissão. Mas o trabalho de corretagem é essencial, porque conta com o olhar de um perito do ramo imobiliário.
 
Mas como saber qual é o corretor ideal para o que estamos procurando? Algumas características são fundamentais na hora de escolher o profissional mais indicado a conduzir a negociação imobiliária.

Entender o perfil do cliente

A primeira condição para qualquer negociação dar certo é existir um entendimento perfeito entre as necessidades do cliente e o produto. Na compra de um imóvel, esse requisito precisa ser ainda mais rigoroso, porque uma pequena desatenção pode gerar muito prejuízo e dor de cabeça.
 
Por isso, é imprescindível trabalhar com um corretor que saiba entender os anseios do comprador. Traçar o perfil do que o cliente busca é o que vai fazer a diferença entre um consumidor feliz ou completamente insatisfeito.
 
Ambiente amplo ou compacto? Decoração moderna ou clássica? Bairro ou centro? Sacada ou varanda? Número de cômodos, presença de pets e outros gostos particulares do comprador influem diretamente no que o corretor deve apresentar ao cliente.
 
O profissional da área é, sem dúvida, o maior conhecedor acerca dos detalhes do imóvel, da região e sobre todos os trâmites e burocracias do processo. É o corretor, também, que é capaz de avaliar o imóvel com base no preço de mercado e das demais propriedades.

Ter conhecimento de mercado

Outra característica exclusiva do corretor é sua habilidade para sentir o mercado. O consultor imobiliário é um estudioso das cotações, do valor do metro quadrado, ponto, valorização da região, risco de investimento e etc.
 
É essa preparação que torna um especialista apto a avaliar um imóvel. A avaliação é feita levando em consideração variáveis de mercado que um leigo jamais saberia considerar de forma criteriosa. E isso faz toda a diferença para quem deseja comprar ou investir.

Intermediar a relação entre compra e venda

Tanto para quem está buscando comprar, quanto para quem deseja vender um imóvel, a negociação pode representar um problema. A relação comercial costuma ser, por vezes, desgastante, até que as partes se ajustem e cheguem num consenso.
 
Driblar os intempéries de humor decorrentes de propostas insatisfatórias, problemas no imóvel e contratempos com a documentação é habilidade própria do corretor. Esse intermédio entre comprador e vendedor só pode ser feito por quem tem experiência e aptidão para conduzir a situação.
 
A escolha de um profissional para assumir esse encargo envolve também a vantagem de ter alguém de confiança para resolver as questões burocráticas. O contrato imobiliário é repleto de cláusulas e especificações que, muitas vezes, passam despercebidas ao leigo.
 
Sem um corretor, há a necessidade de envolver um advogado que sane as dúvidas jurídicas do contrato. Mas, prepare o bolso: os honorários costumam ser bem mais altos. Além disso, nem sempre o advogado é habilitado especificamente para resolver contratos imobiliários.
 
E aí o profissional de corretagem soma pontos: além de ter custos mais acessíveis, é um exímio conhecedor dos riscos inerentes aos contratos de compra e venda. Essa segurança jurídica, para ambos os lados, é fundamental para uma negociação de sucesso.

Ser um solucionador de problemas

Para que as duas partes deem as mãos e entrem em acordo, é necessário que, antes, o corretor faça sua mágica e solucione inúmeros problemas. E, muitas vezes, sanar essas questões implica em se expor e assumir riscos.
 
O corretor ideal é aquele que busca ser, a qualquer custo, transparente com seus clientes, trazendo à tona vantagens e desvantagens da negociação. Falar abertamente sobre problemas do imóvel, da região, do valor proposto e outras adversidades faz parte do papel ético do profissional.
 
A meta de ter um cliente satisfeito implica em oferecer o que mais se enquadra ao gosto do comprador. Ser assessorado por um profissional da área, tendo uma consultoria especializada, é ter a certeza de encontrar o imóvel ideal, exatamente como planejado.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »