21/02/2018 às 16h27min - Atualizada em 21/02/2018 às 16h27min

O Movimento Visual Ordena o Espaço é a nova exposição da série "Transversalidade na Arte" no Iguatemi Rio Preto

Dois artistas plásticos e uma bailarina abrem, nesta sexta-feira (23), segundo ciclo de mostras assinado pela Acirp e Iguatemi Rio Preto

Assessoria de Imprensa
Os artistas plásticos Edward Ferr e Cibeli Felipe se unem à bailarina Lia Barros na abertura da exposição O Movimento Visual Ordena o Espaço. O vernissage da segunda mostra do ciclo de exposições do projeto "Transversalidade na Arte" acontece nesta sexta-feira (23), no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto. Os clientes do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto poderão visitar a nova exposição a partir de quinta-feira (22), gratuitamente.

Serão 25 pinturas expostas. Cibeli Felipe preparou 14 obras em óleo sobre tela para a mostra, já Edward Ferr traz 11 aerografias. A transversalidade desta vez será entre pintura e dança, por isso, na abertura, a bailarina Lia Barros apresentará uma performance de dança.

De acordo com Cibeli, "artes plásticas e dança são expressões não verbais e são nessas regiões que se fundem sentimentos de vida, princípio criativo, energia e matéria." A artista e designer de joias destaca que os visitantes encontrarão "movimentos, ritmos, cores, linhas e proporções em espaços vivenciados e carregados de emoção".

Para Edward, "esta mostra procura levar à percepção coletiva uma soma de raciocínios, soma essa que percorre as várias faces do fazer, uma abordagem dos sentidos por meio de formas que interagem com as relações de nossos afetos, em nossa visão criativa, consciente e intencional", afirma.

Com quase vinte anos de experiência em danças árabes, a bailarina Lia Barros fará uma leitura dessa rotina clássica que conversa com as telas apresentadas por Cibeli Felipe e Edward Ferr. "Durante o vernissage da exposição, farei uma performance da música 'Al Andaluz', do maestro Albert Buss, trazendo a transversalidade artística da dança com as obras", ressalta. A exposição fica aberta à visitação até o dia 14 de março, sempre durante os horários de funcionamento do shopping.

 "Transversalidade na Arte"

O Núcleo de Economia Criativa da Acirp une forças mais um ano ao Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto com o propósito de mostrar que é possível levar arte para todos, por meio de atividades multiculturais acessíveis à sociedade.

Nesta edição da parceria, a Acirp, sob idealização da artista plástica e galerista Norma Villar, foi elaborado o projeto "Transversalidade na Arte", que terá o Espaço Cultural Iguatemi como palco de 16 exposições até janeiro de 2019.

O objetivo do projeto é reunir várias manifestações artísticas em um só espaço, promovendo o encontro das artes plásticas com: fotografia, música, literatura, arquitetura, artes cênicas, audiovisual e moda.

"A preservação da memória de um povo começa pelo reconhecimento da cultura, através de várias formas de expressões artísticas. Essa iniciativa é uma semente que estamos plantando para a evolução da cultura, além de aproximar artistas consagrados e contemporâneos, trazendo ao público a oportunidade de apreciação de manifestações artísticas de qualidade", ressalta Norma.

Para o Diretor do Núcleo de Economia Criativa da Acirp, Daniel Rodrigues, o ineditismo dessa ação promove um impacto direto ao fomento da cultura, valorizando as artes plásticas que são complementadas pelas diversas outras expressões. "A grande sacada de uma ação como essa é que possibilitamos a visita de espectadores, colecionadores, decoradores, marchands, galeristas, arquitetos, designers e formadores de opinião em um ambiente gratuito e de fácil acesso."

"Mais do que um centro de compras, um dos pilares do Iguatemi Rio Preto é promover experiências para seus clientes e a comunidade. O Espaço Cultural Iguatemi surgiu em 2014, com objetivo de aproximar os artistas locais do público, divulgando a arte e a cultura da nossa região", afirma a Supervisora de Marketing, Flávia Lania.

 
SERVIÇO

Ciclo de Exposições "Transversalidade na Arte"
Exposição:
O Movimento Visual Ordena o Espaço 
Artistas plásticos: Edward Ferr e Cibeli Felipe
Bailarina: Lia Barros
Vernissage: 23 de fevereiro, às 20h
Data: de 22 de fevereiro a 14 de março
Horário: das 10h às 22h
Local: Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto 
Visitação Gratuita

 
AGENDA IGUATEMI RIO PRETO

Até 25 de fevereiro
Oficina Play Doh

A Oficina Play Doh entra em sua última semana no Iguatemi Rio Preto. A atração para o público infantil é gratuita e permitida para crianças de 3 a 8 anos. A massinha de modelar mais famosa do mundo está presente em mais de 80 países e, no espaço temático montado dentro do shopping, são quatro ambientes divertidos e educativos. As estações entretêm e desenvolvem a criatividade das crianças com diversas atividades.

Serviço:
Oficina Play-Doh
Data:
até 25 de fevereiro
Horários: de domingo a sexta-feira, das 14h às 20h; aos sábados, das 12h às 20h.
Local: Praça de Eventos Iguatemi Rio Preto
Participação gratuita/Crianças de 3 a 8 anos

 
Coletiva NEC II
Até quarta-feira, dia 21
, está exposta a segunda edição da coletiva com artistas plásticos integrantes do NEC (Núcleo de Economia Criativa) da Acirp no Espaço Cultural Iguatemi. O projeto "Transversalidade na Arte" integra diferentes manifestações artísticas. A coletiva traz obras de Claudia Cabral, Danila Pinheiro, Fabiana Soave, Germana Zanetti, Héstia Tenfuss, Jane Ferrari, Mara Chiavegatti, Newton Malvezzi, Regina Cheida, Sandra Antunes e Thadeu Guerra. Junto a esse time estará a Camerata Jovem Beethoven e a escritora Samira Camargo.

Serviço:
"Coletiva NEC II"
Data:
até quarta-feira, 21 de fevereiro
Horário: 10h às 22h
Local: Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto
Visitação Gratuita

 
O Movimento Visual Ordena o Espaço – Ciclo de Exposições "Transversalidade na Arte"
Na quinta-feira, dia 22,
o Espaço Cultural ganha uma nova transversalidade, desta vez com obras dos artistas plásticos Cibeli Fifipe e Edward Ferr, combinadas com a dança de Lia Barros.

Serviço:
Exposição "O Movimento Visual Ordena o Espaço"
Data:
a partir de quinta-feira, 22 de fevereiro – até 14 de março
Horário: 10h às 22h
Local: Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto
Visitação Gratuita

 
Sessão Pipoca Iguatemi Rio Preto
Todos os sábados, às 10h30,
o Iguatemi Rio Preto promove sessão exclusiva para crianças com exibição dos maiores sucessos infantis no Cinépolis. A entrada é gratuita, com distribuição de pipoca e refrigerante. Os convites são limitados.

Serviço:
Filme:
consulte no site a partir de quarta-feira (21)
Data e Horário: 24 de fevereiro, às 10h30
Local: Cinépolis – Piso Lazer – Iguatemi Rio Preto.
Convites gratuitos: reserva antecipada pelo site do Iguatemi Rio Preto (http://iguatemi.com.br/saojosedoriopreto/). Após a inscrição, imprima os protocolos e leve até o Balcão de Informações do Shopping, localizado no Piso Térreo, na quarta-feira, das 13h até às 16h.

*As reservas não serão mais válidas após as 16h e os ingressos serão disponibilizados para a fila de espera. Os clientes que não tiverem reservado convites, poderão retirá-los entre 16h e 17h da quarta-feira, no Balcão de Informações.

 
Domingo é Dia de Teatro – Branca de Neve
Mais um clássico infantil para divertir e encantar a criançada no Domingo é Dia de Teatro. Branca de Neve, a bela princesa de nobre coração, é adorada por todas as criaturas do reino, menos uma: a Rainha, sua invejosa madrasta. Quando o Espelho Mágico declara Branca de Neve como sendo a mais bela de todas, ela foge para a floresta, onde vive muitas aventuras.

Serviço:
Branca de Neve
Data e horário:
25 de fevereiro, à 16h
Local: em frente à escola de artes Lígia Aydar – Piso Superior – Iguatemi Rio Preto.
Participação gratuita

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »