AtaNews Publicidade 728x90
08/05/2019 às 11h06min - Atualizada em 08/05/2019 às 11h06min

Vigilância Sanitária de Birigui promove até o dia 11 de maio a Semana de Proteção contra o uso do Amianto

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até o dia 11 de maio a Semana de Proteção contra o uso do Amianto, que tem como objetivo informar os malefícios do contato direto ou indireto.

Visando conscientizar a população sobre o risco da utilização desse mineral, a Vigilância Sanitária preparou algumas ações educativas que consistem em visitas em lojas revendedoras de materiais de construção, tendo em vista  combater o comércio de produtos a base de amianto, palestra sobre as doenças que a exposição ao amianto pode provocar, além da distribuição de panfletos e cartazes informativos.

A palestra será realizada nesta quinta-feira, dia 9 de maio, das 8h às 9h, na Escola Técnica Paula Souza. Participarão alunos dos cursos de enfermagem e administração.

O educador de saúde da Prefeitura de Birigui, Djalma da Silva Ribeiro, do setor de Informação, Educação e Comunicação do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), lembra que o uso do amianto em todo o Estado de São Paulo é proibido pela lei estadual 12.684/2007, sendo que os infratores estão sujeitos às penalidades cabíveis.
 
GRAVES CONSEQUÊNCIAS

O amianto é uma fibra mineral natural extraída de rochas e está presente na composição de telhas, caixas d’água, placas de revestimento, entre outros. O material, quando cortado ou manuseado, gera um pó que pode ser facilmente inalado ou engolido, podendo causar doenças como câncer de pulmão, de laringe, do trato digestivo e do ovário.

Pode ainda provocar asbestose endurecimento lento do pulmão, causando falta de ar, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas e Silicose que tem como  característica inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 100 mil trabalhadores morrem por ano em decorrência de doenças relacionadas à exposição ao minério e suas fibras.

Outras informações sobre a Semana podem ser obtidas no CCVZ, que atende pelo fone: 3643-6233.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »