AtaNews Publicidade 728x90
30/04/2019 às 11h42min - Atualizada em 30/04/2019 às 11h42min

Governo Bolsonaro decide manter estatal com prejuízo bilionário

Valec acumula prejuízo de R$ 7,1 bilhões

MBL NEWS
Ferrovia Norte-Sul (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Valec é a estatal responsável pela construção e administração das ferrovias no país e está atrelada ao ministério da Infraestrutura, pasta que estudava liquidar a estatal. Entretanto, algo mudou.

Sem mais explicações, assessor do ministro de Infraestrutura afirmou, durante audiência pública que discutia a extinção da Valec na Câmara dos Deputados, que a empresa será apenas reestruturada: “Não existe nenhum estudo sendo realizado para fazer a extinção da Valec. Isso não passa de um mal-entendido”, afirmou Marcos Kleber Ribeiro Félix, assessor especial de Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura.

Também não foram fornecidas mais informações sobre a possível reestruturação de estatal, Marcos apenas assegurou aos servidores que não serão remanejados. A proposta de desestatização vinha sendo alvo de protestos dos funcionários.

 
A empresa tem um déficit acumulado de R$ 7,1 bilhões, dependendo de aportes do Tesouro, ou seja, do dinheiro do pagador de impostos, e que poderia estar sendo destinado à saúde, segurança e educação. Dados do governo apontam que impressionantes 99% das despesas da Valec são pagas com dinheiro público. Obviamente uma empresa com péssima gestão, que não deveria estar vinculada ao estado.


Sem grandes surpresas, a companhia também está envolvida em denúncias por corrupção na construção da Ferrovia Norte-Sul que, em conjunto com a Fiol (Integração Oeste-Leste), são os dois principais projetos da estatal que conta com 700 funcionários.

Enquanto as pressões trabalhistas estiverem acima dos interesses dos contribuintes, que estão bancando a farra do dinheiro público, não haverá luz no fim do túnel para a economia brasileira.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »